Iapen realiza várias atividades em comemoração à semana do agente penitenciário

Durante todo o dia foram realizados testes rápidos de DSTs, glicemia e aferição de pressão arterial (Foto: Dieimes Miguéis)

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp), está com ampla programação durante a semana nos presídios da capital e do interior, em comemoração ao Dia do Agente Penitenciário, celebrado em 10 de junho, data em que a categoria completa nove anos de fundação no Acre.

Nesta terça-feira, 6, no Complexo Francisco D’Oliveira Conde (FOC), foi realizado um conjunto de ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria de Humanização da Secretaria de Gestão Administrativa, no intuito de homenagear a categoria, propiciando assim um momento lúdico com conversas e entretenimento aos profissionais que ali trabalham.

O diretor de planejamento do Iapen, Álvaro Cavalcanti, informou que, no decorrer dos anos, a direção vem trabalhando em conjunto com governo do Estado para melhorar as condições de trabalho desses profissionais que fazem a segurança nas unidades prisionais.

“Buscamos ao longo do tempo, oferecer melhores condições de trabalho, pois aumentamos o número de vagas de agentes penitenciários e adquirimos novos equipamentos. Além da estruturação das unidades prisionais, a direção do Iapen fez a aquisição de algemas, coletes e armamento, que estão previstos para chegarem no segundo semestre deste ano”, explicou Cavalcanti.

De acordo com o diretor-geral da FOC, Rames Mesquita, a principal meta é a aproximação dos agentes com a direção do Iapen. “Desafio. Esta é a palavra para essa missão, que é dirigir o maior complexo penitenciário do Estado, no entanto não teria conseguido sem a ajuda dos agentes, que são os maiores parceiros da minha gestão”, finalizou Mesquita.

O agente penitenciário Leandro dos Santos Oliveira, um dos pioneiros da categoria, hoje como Coordenador de Segurança da FOC, fala um pouco de sua experiência na profissão, ao longo desses nove anos.

“Estou por amor à profissão. Tive oportunidades de sair, porém preferi continuar, pois me identifiquei com o que faço. Graças a minha profissão, tive experiências muito gratificantes, e uma delas foi ter participado como coordenador de operadores de segurança de esteiras de Raio-X durante os Jogos Olímpicos em 2016, além de várias capacitações continuadas oferecidas pelo Departamento Penitenciário Nacional [Depen].”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter