Procon inicia atendimento psicológico para consumidores superendividados

Com o objetivo de fornecer um melhor apoio aos consumidores superendividados que chegam até o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) em busca de ajuda, o órgão passa a oferecer agora o serviço de atendimento psicológico voltado especificamente para este público.

Todos os consumidores considerados superendividados podem ter acesso ao serviço. Foto: Letícia Machado/ Procon

É considerado superendividado aquele consumidor que não consegue pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver. Por isso, o objetivo principal do atendimento é constatar se estes consumidores possuem transtornos de compulsividade por compras, e dependendo do caso, encaminhá-las para a  realização de tratamento especializado, por meio de parcerias.

O psicólogo do Procon/AC, Fábio Silva,  destaca que a situação de endividamento acaba afetando a saúde emocional dessas pessoas. “É um momento de escuta, com foco de observar se existe alguma compulsão, e agora vamos observar as questões emocionais, para estar encaminhando para a terapia”, destacou.

A diretora administrativa do Procon/AC, Camila Lima, salienta que  preocupação do instituto vai além de realizar a negociação da dívida dos consumidores dentro de suas possibilidades financeiras, mas  também identificar  se existe nele alguma patologia vinculada à relação do consumo, se é consumidor compulssivo, e encaminhá-lo para o tratamento necessário, ou se  a dívida contraída faz parte de um momento no qual se encontra. “Esse acompanhamento psicológico é importante e necessário também para ele não acabar caindo novamente em dívidas futuras”, enfatiza.

O chefe do núcleo de superendividamento do Procon/AC, Aminadabe Soares destaca que o serviço faz parte da Lei do superendividamento, Lei nº 14.181, de 1º de julho de 2021. “É uma experiência totalmente nova, estamos tentando ajudar essas pessoas a saírem dessa situação”, explica.

Para maiores informações, o consumidor pode entrar em contato com a instituição por meio das redes sociais oficiais @proconac, do telefone 3223-7000 ou pelo canal de atendimento 151.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter