Procon fiscaliza lojas durante operação Noite Feliz

De olho neste período do ano, quando há maior concentração de vendas nas regiões de comércio, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) iniciou na segunda-feira, 16, a operação Noite Feliz. O objetivo é orientar os consumidores e fiscalizar os estabelecimentos comerciais de modo a trazer mais segurança e a evitar práticas abusivas ao consumidor acreano.

Durante as abordagens, que seguem até o dia 24 de dezembro, serão cobrados os procedimentos básicos previstos no Código de Defesa do Consumidor como preços em produtos expostos na vitrine e no interior do estabelecimento, publicidade enganosa, entre outras práticas proibidas pela legislação consumerista. Serão fiscalizadas lojas no centro da cidade e bairros, além de supermercados e o shopping.

As visitas em lojas comerciais vão se estender até o dia 24 de dezembro Foto: Marcos Vicentti/Secom

Aos consumidores, o Procon orienta que é importante que fiquem atentos na hora de adquirir o produto ou o serviço. “O melhor é pesquisar antes e não comprar por impulso. Tenha muito cuidado nas compras feitas de modo on-line, busque saber a procedência do site e da empresa e se há reclamações no Procon e lembre-se: às vezes, o barato pode sair caro”, disse o diretor do órgão, André Gil. Para as lojas, a orientação é que fiquem atentos quanto à precificação. O preço precisa estar visível e, se o produto já não estiver mais disponível, que o aviso seja exposto e visível ao cliente.

O diretor do Procon faz o alerta aos consumidores e proprietários de lojas Foto: Marcos Vicentti/Secom

O consumidor Antônio Pedro presenciou a chegada do Procon em uma das lojas comerciais no centro da cidade. Para ele, a presença do órgão fiscalizador passa segurança ao cliente. “É importante o serviço porque há empresas que aproveitam essa época do ano para majorar os preços e depois dizer que estão fazendo promoção ou descontos, e essa fiscalização inibe práticas como essas, deixando a gente mais seguro em realizar as compras”, disse.

Para dúvidas, reclamações e denúncias, o consumidor poderá entrar em contato com o Procon através do número 151 ou procurar o atendimento do Procon na OCA, localizado na praça Rosa.

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