Educação realiza primeira formatura de alunos na comunidade rural Pracauba

Estudantes da Escola Estadual Pracauba, participaram na última segunda-feira, 16, da primeira formatura de conclusão das etapas de ensino de nível médio e fundamental. A cerimônia foi realizada na comunidade rural Pracauba, localizada no Ramal Nova Olinda, região de fronteira dos municípios de Sena Madureira e Rio Branco.

A cerimônia de certificação é realizada pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Núcleo Estadual de Educação de Sena Madureira e do Departamento de Ensino Rural. Ao todo se formaram 17 alunos, sendo uma turma com nove alunos concluindo o 9º ano do ensino fundamental e uma turma de oito alunos concluindo o 3º ano do ensino médio.

Foram certificados 17 alunos tanto de nível fundamental quanto de nível médio. Foto: Jorge William/ SEE

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário Estadual de Educação, Mauro Sérgio Cruz, de coordenadores, professores e alunos, além da participação da comunidade em geral. “É muito gratificante poder ver essa comunidade fazendo parte de uma cerimônia como essa, com isso mostram que o trabalho árduo dos professores e dos alunos está surtindo resultados”, comenta Maria Irlani, coordenadora do Núcleo de Educação de Sena Madureira.

De acordo com a coordenadora do Asas da Florestania, o programa tem uma metodologia de ensino direcionada aos estudantes da zona rural. O Asas da Florestania foi criado em Sena Madureira em 2005, como projeto piloto e, atualmente, atende cerca de 88 turmas no município. “Nossos professores trabalham uma metodologia especial com esses estudantes, adaptando-se às dificuldades dos alunos, como a distância que ele reside da escola e, também, qual transporte usa para vir para a aula, dentre vários outros contrapontos”, destacou a coordenadora Aurelina Diniz.

Participaram da cerimônia o secretário de Educação, coordenadores, professores e alunos, além da comunidade em geral Foto: Jorge William/ SEE

Segundo o secretário Mauro Sérgio Cruz, o objetivo da educação na zona rural é a permanência desses estudantes em sala de aula. “A formatura tanto de nível médio quanto de nível superior é uma etapa muito importante na vida do aluno. O compromisso que nós temos com esses estudantes é trazer cada vez mais melhorias para que, com isso, os estudantes e os professores desenvolvam ainda mais seus conhecimentos, e nós possamos formar cada vez mais turmas como estas que aqui estão hoje presente”, ressalta.

A comunidade do Pracauba tem cerca de 50 anos de fundação, localizada a 145 km de Rio Branco, tem em média 300 moradores, provavelmente 55 famílias residem na comunidade. Dessa forma, a educação atende cerca de 50 alunos na comunidade rural.

Dentre os alunos formandos estavam nove alunos de 9º ano de nível fundamental e oito estudantes de 3° ano de nível médio Foto: Jorge William/ SEE

Para o estudante Isaac Chaves, 22 anos, que recebeu o certificado de conclusão de ensino médio, a formatura irá ficar marcada na história da comunidade. Segundo o formando, ele caminhava diariamente cerca de 9 km da sua casa até a escola. “Eu só tenho a agradecer, pois só é o primeiro passo para iniciar mais uma jornada. Futuramente quero iniciar uma faculdade, para que possa dar uma estabilidade para mim e para minha família que vão continuar fazendo o mesmo trajeto que eu fazia”, pontua o estudante.

Além da certificação, a cerimônia contou ainda com a apresentação de uma dança de valsa realizada pelos alunos formandos. A escola da comunidade conta com cinco professores que atendem cerca de cinco turmas tanto de nível fundamental quanto de nível médio. Além da escola Estadual Pracauba, outras duas escolas atendem os moradores das comunidades locais.

A cerimônia encerrou-se com a apresentação e uma dança de valsa realizada pelos formandos. Foto: Jorge William/ SEE

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter