Primeira fase da obra da Casa de Parto de Bujari é entregue

A segunda fase da implantação será a aquisição dos equipamentos

casa_de_parto_300908_2.jpg

Foram investidos R$ 341 mil na construção de 403,65 metros quadrados (Foto:Angela Peres/Secom)

A primeira fase da obra de implantação da Casa de Parto de Bujari foi entregue na tarde desta terça-feira, 30. O espaço integrado ao Centro de Saúde é destinado à realização de partos normais. O secretário de Obras, Eduardo Vieira, e o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, fizeram uma visita técnica ao local para acompanhar a entrega da estrutura física.

A Casa de Parto está dividida em salas de espera, de exames, copa, espaços para pré, parto e pós-parto. A estrutura física foi construída a partir de emenda do senador Tião Viana. Foram investidos R$ 341 mil na construção de 403,65 metros quadrados. A próxima fase da implantação será a aquisição dos equipamentos.

A Casa de Parto de Bujari é a primeira do Estado. O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, destacou que a proposta do Governo é investir na política de humanização dos partos. Mensalmente cerca de 15 mulheres são transferidas para Rio Branco para que seus filhos nasçam na capital. A entrega do espaço garante que somente os casos que apresentarem complicações deveram ser encaminhados à Maternidade Bárbara Heliodora.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Roney Pinto Campos, a maioria dos partos são realizados por parteiras. Estas profissionais estão sendo capacitadas para atuar em parceria com a equipe técnica da Casa de Parto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter