Livro pedagógico é apresentado a gestores escolares

Composto por três cadernos, o material pedagógico foi desenvolvido pelo Instituto Abaporu de Educação e Cultura com o apoio das equipes da SEE e SEME

educar2_300809.jpg

Evento reuniu dezenas de gestores e coordenadores de ensino de escolas da rede estadual e municipal de Rio Branco (Foto: SEE)

Foi lançado nesta terça-feira, 30, pela secretária estadual de Educação, Maria Corrêa, e o secretário municipal de Educação de Rio Branco, Moacyr Fecury, os livros pedagógicos de alfabetização para alunos do ciclo inicial (ensino de 9 anos) e turmas de aceleração de 1ª à 4ª série. O objetivo dos livros é servir como parâmetro e suporte no  ensino dos conteúdos básicos das quatro primeiras séries, com ênfase na leitura e na escrita.

O evento, que ocorreu no auditório da SEE, reuniu dezenas de gestores e coordenadores de ensino de escolas da rede estadual e municipal de Rio Branco, além da representante do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, responsável pela elaboração dos livros, Rosana Dutoit.

Os cadernos que irão acompanhar todo o processo de alfabetização e aceleração foram construídos a partir de situações-problema, principalmente, no planejamento de situações de ensino e aprendizagem, em atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e possibilidades de aprendizagem dos alunos.

As atividades foram planejadas para alunos que já compreenderam a natureza da correspondência letra-som (ou seja, já sabem como funciona a escrita alfabética), mas não conquistaram ainda proficiência na leitura e escrevem com falhas na ortografia e na segmentação de palavras.  Os cadernos podem ser utilizados em qualquer série que os alunos se encontrem.

Para o secretário de educação de Rio Branco, Moacir Fecury, com a chegada do material em sala de aula os professores vão ter mais suporte para o ensino das crianças. " Esses cadernos vão consolidar o aprendizado das crianças, seja na alfabetização ou em turmas de aceleração. Fecury ressaltou ainda que o material  desenvolvido pelo Instituto Abaporu será distribuído em todos os municípios do Acre, possibilitando assim que as condições de ensino oferecido na capital sejam as mesmas para o interior.

Composto por três cadernos (Alfabetização, Matemática e Língua Portuguesa), o material pedagógico foi desenvolvido pelo Instituto Abaporu de Educação e Cultura com o apoio das equipes da SEE e SEME. Ao todo, cerca de 16 mil exemplares serão distribuídos nas escolas acreanas beneficiando 6 mil alunos que estão em processo de aceleração.

"Todo este material vem para facilitar a vida de nossos professores, que agora vão poder ter um suporte para realizar melhor seu trabalho em sala de aula", destacou a secretária de Educação, Maria Corrêa. A secretaria disse ainda que  com a aquisição dos livros todos os agentes envolvidos no processo de aprendizagem serão beneficiados e que a sala de aula cumprirá seu papel de fato.

Os livros – Com o título "Para aprender a ler e escrever", o volume de alfabetização não é um livro didático convencional, como muitos que circulam no mercado. O material foi pensado e elaborado para uma situação específica, que é a vivida nas escolas, e teve a intenção de propor aos alunos o que pudesse ser mais produtivo nesse contexto. O caderno "Para aprender mais – Livro Básico de Língua Portuguesa" é destinado a alunos com defasagem idade-série, que não alcançaram as expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa previstas para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E por fim o livro"Para aprender Matemática" que também atenderá alunos em distorção idade-série.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter