Primeira-dama recebe grupo de indígenas yawanawa

: No encontro foram entregues noves kits esportivos para as aldeias yawanawa (Foto: Rose Farias)
No encontro foram entregues noves kits esportivos para as aldeias yawanawa (Foto: Rose Farias)

A primeira-dama Marlúcia Cândida recebeu a visita de um grupo de indígenas Yawanawa, da Aldeia Mutum, na noite de quinta-feira, 30, na Casa Civil. O grupo estava acompanhado pelas lideranças Júlia Yawanawa e Tashka Peshaho Yawanawa.

A agenda tratou de demandas oriundas de uma sala de situação realizada no início deste ano pelo governo com os povos indígenas. Participaram da reunião a secretária de Estado de Políticas Para Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, o titular da Assessoria Indígena, Zezinho Yube, e a secretária de Estado de Esporte, Shirley Santos.

No encontro, Júlia Yawanawa agradeceu pelo apoio do governo do Estado, no fortalecimento das políticas para os povos indígenas.

“Sempre que vemos uma casa construída, lembramos o Tião e a Marlúcia. Eles têm uma marca de presença no nosso meio. Hoje estamos mais organizados e amadurecidos, e o trabalho que as mulheres vêm fazendo tem ganhado espaço e nos fortalecido. Estamos trabalhando tentando fazer o melhor, sempre buscando essa força que aprendemos com vocês”, disse Júlia, que aproveitou para convidar a primeira-dama para a celebração do Mariri, neste mês, na Aldeia Mutum.

“Fico feliz pelos resultados que demonstram que o governo tem feito seu papel em  atender as demandas dos povos indígenas nas mais diversas áreas. Agradeço pelo convite para o Mariri, que é uma das expressões mais ricas da cultura, arte e manifestação espiritual Yawanawa”, ressaltou Marlúcia Cândida.

Para Tashka Yawanawa, a parceria com o governo tem sido significativa. “Tenho gostado muito, principalmente no apoio ao trabalho das mulheres do Mutum, que fazem a diferença, e isso tem sido uma fonte de inspiração para outras mulheres. Estamos trabalhando em diferentes áreas. Ficamos muito felizes quando temos esse respeito e o carinho de vocês”, comentou.

Políticas para os povos indígenas

Para a secretária Concita Maia, é gratificante ver o resultado do trabalho desenvolvido pelo governo, por meio da SEPMulheres. “Ter semeado a criação da Casa de Produção e Cultura junto com vocês, e que agora é uma referência e motivo de alegria”, disse.

O assessor indígena Zezinho Yube falou que, entre as demandas já atendidas, constam oficina de etnoturismo, emponderamento das mulheres indígenas e fomento ao esporte nas aldeias.

Na área do esporte, Shirley fez a entrega dos kits esportivos para as aldeias yawanawa. Ao todo, foram entregues nove kits, contendo bolas de futebol e vôlei e redes paras as duas modalidades.

“Além de fomentar o esporte nas aldeias, iremos capacitar representantes de todas elas em arbitragem de futebol”, anunciou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter