Primeira-dama agradece parceiros do Acre Solidário

Campanha de arrecadação para desabrigados pela enchente arrecadou mais 40 toneladas de alimentos 

acre_solidario_foto_val_fernandes_01.jpg
acre_solidario_foto_val_fernandes_04.jpg
acre_solidario_foto_val_fernandes_06.jpg

Campanha de arrecadação para desabrigados pela enchente arrecadou mais 40 toneladas de alimentos (Foto: Val Fernandes)

Um dos sentimentos mais fortes entre os acreanos é a solidariedade. Prova disso foi o sucesso da campanha Acre Solidário, coordenada pela primeira- dama Marlúcia Cândida, com o objetivo de auxiliar as vítimas em Rio Branco da alagação do rio Acre, ocorrida em março.

Mais de mil famílias foram desabrigadas pela cheia do rio e 653 foram alojadas no Parque de Exposições. Governo Federal, Estadual e Municipal se uniram para prestar assistência aos alojados, que tiveram acesso a alimentação, água potável e entretenimento. Também foi montada uma estrutura para o transporte de pertences e um posto de saúde.  

Diante das dificuldades e da realidade social a primeira dama convidou a sociedade civil organizada, reunindo igrejas, bancos, empresas, indústrias e outros voluntários. Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel João de Jesus de Oliveira, logo nos primeiros quatro dias as equipes de assistência verificaram a necessidade de arrecadar leite e fraudas para atender 630 crianças.  

“A campanha foi divulgada e em quatro dias superou as metas iniciais, arrecadando uma tonelada de leite, 600 quilos de massa e mais de mil pacotes de fraudas. Depois mudamos o foco e passamos a arrecadar alimentos não perecíveis. Conseguimos mais de 40 toneladas de alimentos, três mil peças de roupas, além de sapatos, colchões e até geladeiras”, destacou o coronel.

Para agradecer o empenho, o esforço e a prestatividade de todos os atores envolvidos na campanha Acre Solidário, a primeira dama reuniu todos os parceiros numa solenidade no Teatro Plácido de Castro no início da noite de sexta-feira, 10. Foram entregues certificados de agradecimento e reconhecimento público da solidariedade de cada um.  

“O acreano mais uma vez revelou seu coração bondoso e demonstrou toda a sua solidariedade, atendendo a um chamado para ajudar o próximo. A campanha surtiu o efeito esperado”, disse Marlúcia Cândida. A primeira- dama anunciou que novas ações da campanha Acre Solidária estão sendo pensadas e que serão divulgadas durante a Expoacre, feira de negócios e serviços que acontece em julho.

Donativos foram repassados às famílias atingidas pela cheia

As famílias desabrigadas que foram alojadas no Parque de Exposições receberam, ao deixar o abrigo, um sacolão e um kit com produtos de limpeza, item essencial após uma alagação. Cerca de 400 famílias foram abrigadas em casas de parentes ou amigos e também receberam um sacolão e um kit de limpeza ao voltar pra casa.  

“A arrecadação de mais de 40 toneladas de alimentos, além de outros produtos, foi excelente. Nós pudemos atender também as famílias ribeirinhas que moram ao longo do rio Acre e riozinho do Rola, que foram atingidas e perderam seus roçados, as plantações que garantiriam o sustento. Ainda foi possível ajudar seis creches e o Lar dos Vicentinos com a arrecadação”, disse o coronel Oliveira, da Defesa Civil.

Durante a entrega dos donativos às comunidades ribeirinhas aconteceram ações de governo incluindo o atendimento do Saúde Itinerante, que realizou mais de cinco mil procedimentos em moradores de áreas distantes ou isoladas que tem o acesso à saúde dificultado pelo isolamento.

“É preciso união em momentos difíceis”

A sub-chefe da Casa Civil, Nazaré Lambert, lembrou que a primeira ação do Acre Solidário, já coordenada pela primeira-dama Marlúcia Cândida, foi arrecadação de água mineral para os desabrigados pelos deslizamentos de terra no Rio de Janeiro.  

“Tem momentos em que nós precisamos nos unir em prol das outras pessoas, em prol de uma causa. Cada um deu o que podia, ajudou com o coração. Quem não tinha um bem para doar, não podia dar alimento, doou seu tempo, que, nos dias de hoje, é algo muito valioso”.

acre_solidario_foto_val_fernandes_02.jpg

Para agradecer o empenho, o esforço e a prestatividade de todos os atores envolvidos na campanha Acre Solidário, a primeira dama reuniu todos os parceiros numa solenidade no Teatro Plácido de Castro no início da noite de sexta-feira, 10 (Foto: Val Fernandes)

A campanha Acre Solidário contou com a participação voluntária de muitos jovens, entre eles, acadêmicos da Uninorte e Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO). Veridiana Pimentel, 19 anos, estudante de Serviço Social da FAAO, foi uma das voluntárias.  

“Nós percebemos que a sociedade precisava de ajuda naquele momento e foi muito importante essa disposição em ajudar, porque a gente se aproximou da realidade social e teve a oportunidade de fazer algo pelo próximo. É uma experiência de vida e que vai nos ajudar na nossa formação acadêmica”, comentou.

Na avaliação da coordenadora do curso de Serviço Social da Uninorte, Sionary Cíntia Benevides, a ação de ajudar e se engajar numa campanha como esta não  é positiva apenas para quem recebe o benefício, mas também deixa saldo em que se propõe a ajudar.  

“Os alunos gostaram da experiência. Além da alagação, cada família tem uma problemática diferente da outra, que foi conhecida pelos alunos. É uma atividade muito rica para o currículo deles, para o processo de formação”, explicou.

Antônio Torres, secretário de Segurança para o Desenvolvimento Social, destacou que a importância da campanha foi fortalecer o sentimento de solidariedade entre os acreanos e demonstrar para as famílias mais carentes que a sociedade se preocupa com elas, que elas têm proteção. Ele reconheceu o envolvimento das equipes que trabalharam no Parque de Exposições.  

“Houve um empenho muito grande de cada um dos que participaram, houve envolvimento com a causa, com as famílias, e enquanto a última pessoa não deixou o parque para voltar para casa, essas pessoas não sossegaram”, disse.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter