SEPMulheres vai gerenciar Centros de Referência no interior do Estado

CRs de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira passam a ser de responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres

7.jpg
8.jpg

Na manhã desta sexta-feira, 10, uma solenidade marcou o repasse dos Centros de Referências de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira para a SEPMulheres (Foto: Val Fernandes)

Na manhã desta sexta-feira, 10, uma solenidade marcou o repasse dos Centros de Referências de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira para a SEPMulheres. Na ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) entregou quatro veículos para os Centros de Referência de Cruzeiro do Sul e Feijó e dois para a SEPMulheres, que passará um deles ao CR de Sena Madureira.

“As mulheres do Vale do Juruá recebem de braços abertos da SEPMulheres e SEDS. Ter algo real para nos ajudar é maravilhoso. Esse carro vai facilitar, e muito, nosso trabalho”, disse a diretora do Centro de Referência Vitória-Régia, de Cruzeiro do Sul, Rosalina Souza.

Para o prefeito de Feijó, Raimundo Pinheiro, essa ação ajuda a dar esperança às mulheres do interior. “SEDS e SEPMulheres acertaram em cheio. Uma parceria que dá certo. Assim podemos pensar em ampliar nossas ações para melhorar o atendimento no CR de Feijó”, declarou.

“É importante lembrar como chegamos até aqui. Esse ato hoje só foi possível por meio do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher realizado entre os governos federal e estadual, em 2009. Tivemos pessoas que colocaram como meta abraçar essa causa”, lembrou a secretária da SEPMulheres Concita Maia.

A partir de agora, a SEPMulheres vai ficar responsável pela capacitação dos serviços de toda a Rede em 17 municípios. “Vamos construir um fluxo de atendimento no interior. Mais do que acolher a mulher vítima de violência, temos que evitar essa violência, e esse momento nos possibilita ampliar os serviços de toda a Rede”, enfatizou Concita Maia.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, as mulheres têm todo o apoio da SEDS. “Fazer esses repasses hoje nos mostra que estamos cumprindo nosso papel de levar tranquilidade e respeito às acreanas”, disse Torres.

Também estiveram na solenidade o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias, e a representante do governador Tião Viana, Nazaré Araújo. “Esses equipamentos vão fortalecer a rede de atendimento à mulher. É importante enfrentar a violência com dureza. Nós, da Polícia Civil, reafirmamos que o enfrentamento vai ser mais duro, mais firme”, comentou Farias.

“A intenção é de que ações como essas não parem por aqui. Com certeza o governador Tião Viana não vai medir esforços para que a violência contra as mulheres seja banida do nosso Estado”, enfatizou Nazaré Araújo.

Além dos carros, os CRs também receberam um computador, uma impressora, um bebedouro elétrico de parede, três mesas plásticas, doze cadeiras plásticas e uma câmera digital.

“Estamos fazendo o que está ao nosso alcance. A orientação do governo do Acre é clara: para violência contra mulheres, crianças e pessoas em situação de risco, a tolerância será zero”, esclareceu Concita.

A secretária fez questão de lembrar que ainda haverá a entrega de um carro ao Centro de Referência de Sena Madureira. “Sena Madureira também vai ser beneficiada. Vamos ver a data para que esse carro seja entregue e possa levar não só mulheres em situação de violência, mas também mulheres alegres, felizes, que ajudam a combater esse tipo de violência. Vamos começar a atuar também com os homens, conversar, orientar, mostrar a eles que as mulheres são tão importantes quanto eles. Temos muito a fazer, mas como o governador Tião Viana disse, estamos no caminho certo.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter