Governador em exercício visita Cruzeiro do Sul

Deputado Élson Santiago visitou a ponte do Juruá, o bairro Miritizal, Hospital do Juruá e a Residência Universitária

governador_exercicio_elson_santiago_visita_jurua_foto_gleilson_miranda_4.jpg
governador_exercicio_elson_santiago_visita_jurua_foto_gleilson_miranda_8.jpg

Deputado Élson Santiago visitou a ponte do Juruá, o bairro Miritizal, Hospital do Juruá e a Residência Universitária (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador em exercício, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Élson Santiago, visitou Cruzeiro do Sul onde teve uma agenda diversificada, com destaque para as visitas à Ponte do Juruá e ao bairro Miritizal, ao Hospital do Juruá e à Residência Universitária onde conversou com estudantes brasileiros e peruano. Cruzeirense, o governador em exercício recordou-se do tempo de infância, quando da visita do então governador Vanderlei Dantas, ele sempre procurava se acercar do movimento em torno do chefe do Executivo. “Agora volto como governador, embora por um dia apenas”.

Tendo visitado a ponte do Juruá  pela manhã, Santiago lembrou que ela significa um sonho de muitos anos realizado. Durante a tarde visitou o bairro do Miritizal e pode avaliar a satisfação da população local com a construção da ponte, conversando com várias pessoas. Ele observou a habilidade manual de um grupo de mulheres, calmamente sentadas em frente de uma residência, tecendo uma tarrafa. Segundo a tecelã Eliene Souza da Silva, quatro pessoas conseguem fazer uma tarrafa grande em uma semana. As tarrafas são todas vendidas para pescadores.

A moradora Rute de Souza da Silva disse que o bairro mudou completamente e para melhor. Ficou satisfeita, pois economiza R$ 4 toda vez que precisa ir ao centro de Cruzeiro do Sul, o valor é a quantia que ela pagava ao catraieiro, ida e volta, para atravessar o rio. O catraieiro José Feitosa Pessoa trabalhava exatamente na área onde a ponte foi construída. Perdeu o trabalho, mas não o ânimo. Está satisfeito com a ponte e enquanto não arranja algum emprego vai pescando e vendendo seu peixe. Ele pediu investimento do governo em água tratada.

Durante a visita ao Miritizal, Santiago também conversou com os engenheiros do Deracre, Márcio Souza e Vanilza Brasil, que lhe informaram sobre o planejamento do governo para a urbanização da área no entorno da ponte.

A ponte teve liberada provisoriamente uma das pistas e antes da entrega definitiva o governo pretende urbanizar o acesso ao bairro Miritizal e a área próxima à ponte. No lado direito de quem vai do Centro ao Miritizal, na cabeça da ponte, será construída uma pracinha com cadeiras, praça de jogos, como damas, xadrez, dominó; debaixo da ponte será montada uma academia pública e será asfaltada a ligação com a Variante e construída uma rotatória na bifurcação. A Variante é o trecho de rodovia que liga Cruzeiro do Sul à BR-364. Toda a região e a ponte também receberão iluminação pública.

Ouvidas as reivindicações de moradores, Santiago garantiu que o governo vai investir em segurança no bairro e em saneamento básico, especialmente o fornecimento de água tratada.

Em seguida, o governador em exercício dirigiu-se ao Hospital do Juruá onde foi recebido pelo diretor-administrativo, médico Marcos Melo e o diretor-clínico, médico Fábio Pimentel. Eles mostraram a Santiago todas as instalações do hospital.

Na residência universitária

No período da tarde, Santiago dirigiu-se ao prédio da residência universitária onde se reuniu com os estudantes. No total vivem ali 16 estudantes universitários, oito deles brasileiros (cinco de Marechal Thaumaturgo, sendo um de Rio Branco, um de Porto Acre e um de Ipixuna) e oito peruanos.

O estudante de engenharia florestal, de Marechal Thaumaturgo, José Helenildo da Silva Costa, foi escolhido pelos colegas como coordenador da casa. Ele solicitou ao governador em exercício, como prioridade máxima a instalação de um ponto de internet, aparelhos de ar condicionado e contratação de uma pessoa de apoio, para a limpeza externa.

governador_exercicio_elson_santiago_visita_jurua_foto_gleilson_miranda_18.jpg

Élson Santiago também visitou estudantes da Univeridade Federal do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os oito estudantes peruanos estão em Cruzeiro do Sul como resultado do intercâmbio entre o governo do Acre, Ufac, Aleac e os Governos dos estados peruanos de Ucayali e Huanuco. Outros oito estudantes peruanos estão fazendo curso na Ufac em Rio Branco. Enquanto isso 16 universitários acreanos estudam no Peru. A conversa com o grupo de estudantes peruanos transcorreu em clima de muita harmonia. O governador em exercício explicou aos estudantes peruanos que o Governo do Estado e a Aleac tinham compromisso assumido com o bem estar deles.

Jesus Sales, o porta voz dos estudantes, disse que Cruzeiro do Sul é uma cidade muito bela e seus habitantes acolhedores. Ele reforçou o pedido de ponto de internet e também solicitou um telefone fixo para receber chamadas de parentes peruanos. Também considerou a possibilidade de contratação de uma cozinheira, em vez do fornecimento de marmitex. A cozinheira poderia fazer a comida mais ao gosto dos peruanos e poderia também fazer a comida dos brasileiros.

Diferentemente dos peruanos que recebem, além da hospedagem, a alimentação, os estudantes brasileiros precisam garantir a própria manutenção e preparar a comida. Uma grande ajuda para eles vem de um sacolão mensal doado por professores da Ufac.

Santiago também demonstrou preocupação com a segurança da casa, situada em área de preservação da Ufac. O prédio não tem cerca isolando-o da rua. O governo vai providenciar, segundo Santiago, a segurança necessária.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter