Presídio do interior realiza trabalho social para a recuperação de reclusos

Projeto pioneiro leva oportunidade a detentos do interior do estado (Foto: Marcelo Torres/Sesp)
Projeto pioneiro leva oportunidade a detentos do interior (Foto: Marcelo Torres/Sesp)

Além da função de deter o delinquente pelo crime realizado, cabe ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) buscar sua ressocialização. Pensando nisso, a direção do presídio Evaristo de Morais, em Sena Madureira, em parceria com empresários da região, realiza a atividade de quebra de castanhas com os reclusos da unidade.

Implantado em 2015 para evitar a ociosidade dos detentos, o projeto envolve cerca de 30 internos do regime fechado naquela função manual, como explicou a coordenadora técnica de serviço social da unidade, Gigliane Ferreira.

“Um empresário da região fornece as castanhas, que, por sua vez, seleciona os detentos com bom comportamento para a realização da quebra. Após esse processo, o produto é vendido e o lucro é dividido entre a unidade e o recluso”, destacou Gigliane.

A coordenadora ressalta ainda que o presídio de Sena é pioneiro na iniciativa: “Temos orgulho desse projeto e dos parceiros envolvidos”.

Para o reeducando O.S.M., essa é uma oportunidade rentável para ele e sua família. “Ao chegarmos no presídio não temos nenhuma expectativa de vida, porém percebemos que muitas pessoas estão envolvidas na nossa recuperação e retorno para a sociedade”, observou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter