Novo Barral y Barral tem sistema inovador e modernizado de atendimento

O governador Tião Viana participou do ato de inauguração com o prefeito Marcus Alexandre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador Tião Viana participou do ato de inauguração com o prefeito Marcus Alexandre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Este mês de julho teve um começo histórico no setor de saúde pública municipal. A prefeitura de Rio Branco inaugurou na manhã desta sexta-feira, 1, o novo Barral y Barral, uma das mais antigas unidades de saúde da capital.

Com 30 anos de funcionamento no bairro Estação Experimental, a unidade foi elevada à categoria de policlínica, e tem novo prédio de três andares, além de um sistema inovador e modernizado de atendimento.

O governador Tião Viana participou do ato de inauguração com o prefeito Marcus Alexandre, que explicou as novidades da nova policlínica, que soma a vigésima terceira unidade de saúde entregue pela atual gestão municipal.

A nova policlínica é a vigésima terceira unidade de saúde entregue pela atual gestão municipal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Nova policlínica é a vigésima terceira unidade de saúde entregue pela atual gestão municipal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Até hoje, se a pessoa precisasse ser atendida em outro bairro, o histórico médico dela não ficava disponível para outras unidades. Pensando nisso, e com tecnologia disponível, nós estamos fazendo essa experiência de disponibilizar eletronicamente os prontuários e receitas dos pacientes num sistema único. E essa experiência nós queremos levar a todas as unidades de saúde de Rio Branco”, conta o prefeito.

No Barral y Barral são realizados cerca de 1.200 procedimentos por dia, incluindo consultas, vacinas e outros serviços. Nesta primeira etapa, a policlínica vai funcionar no primeiro andar, com atendimento ao público, oferecendo melhores condições de acolhimento aos usuários em ambiente confortável, dotado de toda acessibilidade.

“Este é um momento de alegria e orgulho – um prefeito que consegue construir 22 unidades médicas e hoje entregar o mais moderno centro de saúde do Brasil. Só para o município, a prefeitura trouxe mais de 50 médicos, e o Marcus ainda quer instalar uma unidade de laboratório para zerar a fila de exames de sangue”, afirma Tião Viana.

O deputado federal e ex-prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim lembrou a luta e os esforços iniciados em sua gestão no município, para garantir a aprovação do projeto junto ao Ministério da Saúde. “Este é o projeto de uma frente política que luta pelo povo do Acre. E o Acre é o estado com maior cobertura do SUS [Sistema Único de Saúde] no Brasil”, destacou o parlamentar.

Serviços disponíveis

A unidade foi elevada à categoria de Políclínica em novo prédio de três andares, e um sistema inovador e modernizado de atendimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A unidade foi elevada à categoria de policlínica em novo prédio de três andares e um sistema inovador e modernizado de atendimento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Policlínica Barral y Barral terá ambientes e serviços como recepção, farmácia, sala de coleta, laboratório, sala do educador, sala de nutricionista, recursos humanos, coordenação, administração, sala de imunização, neonatal, salas de nebulização, vigilância epidemiológica, copa, depósito de material de limpeza e almoxarifado.

Compõem, ainda, a nova estrutura, salas de medicação e observação, de suturas e curativos, expurgo, esterilização e distribuição, consultórios de pediatria, de clínica médica, enfermagem, ginecológico, odontológicos, psicologia, fonoaudiologia e auditório. Dois elevadores devem ser instalados nos próximos dias.

A unidade será referência não apenas para os moradores da cidade, mas também para os da zona rural. Nas etapas posteriores, haverá novos serviços, horário estendido até as 22 horas e capacidade de atendimento ampliada.

O que disseram:

“Agradeço a todos que se doaram para que esta obra acontecesse. A todo o controle social do SUS que nos ajuda, o nosso muito obrigado.” – Oteniel Almeida, secretário municipal de Saúde

“Aqui, em meio à crise, em vez de se fecharem unidades, a gente entrega novas. O Acre há 17 anos tinha apenas duas estruturas de atendimento. Hoje já avançou muito, com tantas entregas de obras para a saúde pública.” – Gemil de Abreu Júnior, secretário de Estado de Saúde

“É a saúde do município fortalecida, com 23 novas unidades, além da modernização e informatização do sistema de atendimento. Agradecemos por mais este empreendimento.” – Vereador Roger, representante da Câmara Municipal

“Aqui a gente tem um SUS de referência. Um sistema diferenciado. Em Rio Branco se vê um verdadeiro progresso, que inclui novas unidades e atendimento de qualidade à população. No orçamento de 2015, destinamos R$ 1,5 milhão em emenda parlamentar apenas para a saúde.” – Léo de Brito, deputado federal

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter