Presidente da FEM participa de reunião com representante do MinC

A presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Karla Martins, participou de uma reunião com o diretor do Sistema Nacional de Cultura  Programas Integrados, do Ministério da Cultura, Pedro Ortale Visto, na terça-feira, 29, em Rio Branco. O encontro, que contou com a presença de Rodrigo Forneck, presidente da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), teve como foco esclarecimentos sobre o edital Processo Seletivo de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), lançado pelo MinC. Foram tratados ainda aspectos sobre as ações de desdobramento da implementação do Sistema Estadual de Cultura.

O Acre está na lista dos seis estados aptos a participar do edital, por possuir Sistema Estadual instituído por lei própria. “A ideia com a chamada é possibilitar o repasse de recursos via Fundo Nacional de Cultura para estados que completaram todo o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura”, disse Ortale.

Gestores de cultura debateram com representante do MinC o edital de fortalecimento do SNC (foto: Val Fernandes)
Gestores de cultura debateram com representante do MinC o edital de fortalecimento do SNC (foto: Val Fernandes)

Os recursos disponibilizados somam R$ 30 milhões, que serão distribuídos em três eixos: “Promoção da Diversidade Cultural Brasileira”, “Fomento à Produção e Circulação de Bens Culturais” e “Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais”.

Karla Martins explica que a participação do Acre no edital já está sendo formatada com um projeto para cada eixo. A ideia é elaborar ações que resultem no montante de R$ 4,5 milhões.

“Estamos em consonância com a política estabelecida pelo MinC. A reunião com Pedro Ortale estabelece essa relação, e nos guia para que possamos facilitar ao máximo a participação na chamada pública, que será um ganho para os fazedores de cultura de todo o estado”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter