Campanha sobre higiene das mãos será realizada no Hospital das Clínicas

BANNER LAVAR AS MÃOS

O Serviço de Combate de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco realizará, de 5 a 9 de maio, a campanha “Salve vidas, higienize suas mãos”. A iniciativa é em alusão ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, que se comemora no dia 5 de maio.

O objetivo da ação é mostrar ao profissional da saúde os perigos de não ter uma higiene adequada com as mãos. Por estabelecer contato direto com pacientes, a chance de se transmitir uma infecção hospitalar é muito grande.

O ponto principal da campanha é destacar os “cinco momentos para mudar o mundo” que consiste em higienizar as mãos antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimentos assépticos, após risco de exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente, após o contato com áreas próximas ao paciente, inclusive seus pertences, e equipamentos de trabalho, como mesas e cadeiras.

Segundo a infectologista Fátima Fagundes, esse tipo de ação dentro do hospital é imprescindível para prevenir a infecção hospitalar. “As bactérias estão cada vez mais resistentes e não há previsão para a criação de novos medicamentos, portanto, a solução é conscientizar e prevenir”, alerta.

As atividades que serão realizadas durante a semana incluem sinalização dos dispensadores de álcool gel, treinamento com os profissionais dentro das enfermarias e uma palestra que será ministrada no dia 8, às 17 horas, para todos os estudantes e profissionais interessados no assunto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter