Prefeitura de Tarauacá decreta estado de calamidade pública

O Rio Tarauacá deu sinais de vazante na manhã desta segunda-feira, 2, mas ainda se mantém acima da cota de transbordamento, que é de 9,50 metros, por isso o prefeito do município decretou estado de calamidade pública. A última medição, realizada às 6 horas de hoje, aponta que o nível das águas atingiu a marca de 10,45 metros – no domingo ele estava em 10,97 metros.

Dos nove bairros que compõem o município, sete estão alagados, e cerca de 40 famílias, desalojadas. Para o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Batista, os transtornos e danos causados pela alagação motivaram a assinatura do decreto de estado de calamidade pública.

Prefeitura e Defesa civil mobilizadas para ajudar famílias atingidas (Foto: Abimael Lopes / Assecom Prefeitura de Tarauacá
Prefeitura e Defesa Civil mobilizadas para ajudar famílias atingidas (Foto: Abimael Lopes /Assecom Prefeitura de Tarauacá

“Nós estamos com equipes, rotineiramente, avaliando todas as áreas atingidas pela enchente do Rio Tarauacá e trabalhando na retirada de famílias. Os danos e prejuízos causados pela cheia já prejudicam a população, em especial os comerciantes”, destacou.

O Rio Iaco também apresentou subida no nível das águas, na manhã desta segunda-feira, chegando a 16 metros. A cota de transbordamento é de 15,20 metros. Em Sena Madureira, mais de dez famílias foram atingidas pela cheia do Iaco.

A Defesa Civil do Estado monitora diariamente o nível dos principais rios do estado, e em parceria com as prefeituras trabalha no auxilio as famílias atingidas pela alagação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter