População é convidada a plantar árvores nas cidades do Acre

A distribuição de mudas frutíferas estimula a população a arborizar as áreas residenciais (Foto: Diego Grugel/Secom)
Distribuição de mudas frutíferas estimula a população a arborizar as áreas residenciais (Foto: Diego Grugel/Secom)

“Vamos plantar árvores nas cidades do Acre.” Quem passava pelo Senadinho, no Centro de Rio Branco, nesta sexta-feira, 5, era abordado com esse pedido. A população recebeu mudas de açaí, araçá-boi, cupuaçu e cacau, como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que teve início esta semana. A intenção é incentivar as pessoas a arborizar os espaços residenciais com espécies frutíferas, que além de fornecerem frutas ricas em vitaminas são uma opção de sombra e atraem uma diversidade de pássaros.

A pequena Maria Eduarda Caldas, de 9 anos, fez questão de parar na tenda de mudas para garantir a plantação de árvores da sua casa. “Adoro ter árvores por perto. Essas eu quero ajudar a plantar e colher as frutas para toda minha família comer”, disse.

Já o agente penitenciário Melquizedeque dos Santos pegou as mudas para aumentar a área de plantação da sua chácara. “Eu já tenho jambo, maracujá, cupuaçu e araçá-boi. Hoje estou levando açaí e cacau. Faço questão de ter a minha propriedade toda arborizada, porque sei que isso é sinônimo de saúde e conforto para minha família”, contou.

Ação faz parte do Mês do Meio Ambiente (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Ação faz parte do Mês do Meio Ambiente (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, chama atenção da população para a causa ambiental e a responsabilidade de cada um com o planeta. “As ações do homem têm degradado o meio ambiente, por isso cada um de nós tem que despertar para mudar de atitude, mudar nosso estilo de vida. São ações individuais e coletivas que vão fazer a diferença”, ressaltou.

O governo do Estado é protagonista nas ações e programas que garantem a preservação das florestas e a educação ambiental à comunidade, garantindo emprego e renda às populações tradicionais que ainda habitam áreas de floresta no Acre. Nas áreas urbanas, o Programa de Arborização Urbana do Estado do Acre vai transformar os espaços públicos em áreas arborizadas. O programa teve início na Cidade do Povo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter