Políticas de juventude do Acre são apresentadas à assessoria do MEC

Rafael, da Setec, (E), durante visita a uma das praças da Juventude, em Rio Branco (Foto: Cedida)
Rafael, da Setec, (E), durante visita a uma das praças da Juventude, em Rio Branco (Foto: Cedida)

Convidado pela Assessoria Especial da Juventude do Acre (Assejuv), o assessor Especial da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Rafael Almada, conheceu nesta semana, parte das ações do governo voltadas à juventude no Acre. Cumprindo agenda, Almada visitou o Instituto Socioeducativo (ISE), o call center recentemente inaugurado em Rio Branco, que vai gerar milhares de empregos, as praças da Juventude na Cidade do Povo e na Cidade Nova, além de ter se reunido com profissionais do Instituto Dom Moacyr (IDM).

Segundo o assessor Especial da Juventude Weverton Matias, a contratação de profissionais, sobretudo jovens que terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com a instalação da empresa Contax em Rio Branco, é um exemplo de sucesso conquistado por alunos certificados pelo IDM como operadores de telemarketing. “Queremos abrir novas janelas que carimbem a educação profissional como uma marca das nossas políticas de juventude”, disse.

Em visita ao Instituto Dom Moacyr (Foto: Cedida)
Em visita ao Instituto Dom Moacyr (Foto: Cedida)

Projetos para o ISE também devem ser articulados. A instituição cumpre no estado o papel de empreitar ações para a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, a família e a comunidade. A oferta de cursos profissionalizantes tem sido exitosa no que diz respeito à reinserção dos adolescentes ao convívio social. “A educação profissional já nasce com um foco muito grande na juventude”, pontuou Almada.

As praças da Juventude são mais uma conquista dos jovens, que nesses espaços dispõem de programação esportiva e cultural, com aulas de capoeira, jiu-jitsu, dança de salão, aulas de futebol e atividades recreativas.

“Eu vim ao Acre para um compromisso com o Instituto Federal do Acre [Ifac] e coincidiu de fecharmos agenda com a Assessoria da Juventude. As experiências aqui vivenciadas em todos os espaços que eu conheci geram motivações para novas ações, com a potencialização de novos cursos e programas”, acrescenta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter