O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) recebe, durante toda esta semana, o Estágio de Aplicações Táticas (EAT).
A qualificação para 70 policiais, que compõem o efetivo da unidade especializada, visa aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e operacionais utilizados no dia a dia da tropa de elite da Polícia Militar. O nivelamento será realizado até a próxima sexta-feira, 24.
Todo o efetivo foi subdivido em cinco equipes, para o melhor acompanhamento dos instrutores.
Segundo o tenente-coronel Paulo Cesar Gomes da Silva, comandante do Bope, o estágio faz parte de uma bateria de reavaliações, à qual os militares são submetidos.
“O serviço policial necessita de instruções como estas. O curso faz parte de uma série de treinamentos que são desenvolvidos, rotineiramente, no batalhão”, disse.
O EAT conta com 13 disciplinas, entre elas Legislação Aplicada à Atividade Policial; Instrução Tática Individual; Técnicas de Controles Distúrbios Civis (CDC); Tiro Policial e Tiro de Patrulha; finalizando com a Operação Real, parte prática do estágio.
O instrutor, sargento João Paulo, do Bope, ministrou a matéria “Sobrevivência Policial”. “A aula que ministro é imprescindível no dia a dia do policial, pois aqui passo técnicas de como agir em uma situação de conflito, caso o policial esteja de folga”, enfatizou o instrutor, que é formado no Curso de Ações Táticas (Cate).
A Operação Real será deflagrada nesta sexta-feira, 24, pelos bairros da capital, com todos aqueles que receberam a capacitação do EAT. A ação encerrará o curso.