APA Irineu Serra recebe investimentos do programa Ruas do Povo

Área terá 100% de cobertura de esgotamento sanitário (Foto: Angela Peres/Secom)
Área terá 100% de cobertura de esgotamento sanitário (Foto: Angela Peres/Secom)

A Área de Preservação Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra, localizada a sete quilômetros da área urbana de Rio Branco, está sendo contemplada com serviços de infraestrutura do programa Ruas do Povo.

Na região estão sendo pavimentadas mais de dois quilômetros de rua, com ampliação da rede de água, de drenagem e construção de redes de esgoto, incluindo as estações de tratamento, garantindo cobertura total de esgotamento sanitário.

Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, por se tratar de uma área de proteção, os trabalhos devem ser executados com atenção redobrada.

“Todas as decisões tomadas para a execução das obras são dialogadas e pactuadas com os moradores e com o conselho da APA”, explicou Magalhães.

“Vivemos anos distante dos serviços públicos e hoje um sonho está sendo realizado”, Joana D’Arc, da Associação de Moradores (Foto: Angela Peres/Secom)
“Vivemos anos distante dos serviços públicos, e hoje um sonho está sendo realizado”, afirma Joana D’Arc, da associação de moradores (Foto: Angela Peres/Secom)

A moradora Keilah Diniz está atenta aos andamentos dos trabalhos. “Isso é uma área ambiental, onde a natureza ainda está em pé. Nós, moradores, queremos as melhorias, mas de uma forma que não agridam mais o meio ambiente”, disse.

Joana D’Arc Figueiredo, presidente da associação de moradores, lembra que a comunidade lutou muito por serviços básicos de infraestrutura. “Vivemos anos distante dos serviços públicos, e hoje um sonho está sendo realizado”, comemora.

APA Irineu Serra  

A Área de Proteção Ambiental Irineu Serra foi criada no dia 7 de junho de 2005. Possui uma área de 908 hectares. Grande parte dos moradores é seguidora da doutrina do Daime. Foi lá que Mestre Irineu Serra, que dá nome ao local, fundou a sede dos seus trabalhos espirituais, há 70 anos.

Apesar das agressões sofridas na cobertura vegetal, a área ainda abriga o maior fragmento florestal contínuo do perímetro urbano da cidade de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter