O governo do Estado do Acre por meio do Comando de policiamento operacional de Rio Branco, CPO 1, iniciou na última quarta-feira, 26, a operação Universidade Segura.
A ação policial conta com quatro guarnições da Polícia Militar que atua exclusivamente nas áreas onde estão localizadas as universidades particulares e a Universidade Federal do Acre.
O trabalho faz parte de um planejamento preventivo da polícia militar para combater os crimes contra o patrimônio nas regiões desses estabelecimentos de ensino.
O policiamento permanece em pontos estratégicos das instituições de ensino durante quatro horas, ou seja, da chegada até a saída dos estudantes.
“Essa operação nasceu da necessidade de combater furtos e roubos, principalmente de celulares, que acontecem na entrada e saída dos alunos. Agora a segurança pública está próxima das universidades, fazendo um policiamento preventivo”disse o coronel Atahuapa Ribeira, diretor de Operações da Polícia Militar.
A Operação Universidade Segura trabalha com o policiamento de visibilidade, ou seja, uma viatura em ponto fixo, além do trabalho de rondas nas áreas próximas. Isso sem prejudicar o policiamento ordinário da área do 4º Batalhão.
Para o coronel Atahupa Ribeira, essa ação já apresenta resultados positivos no combate à criminalidade. A operação vai se estender até o período das férias de julho.