Parceria

Governo do Estado e prefeitura firmam parceria para manutenção de espaços públicos da capital

Além de Parque da Maternidade e Gameleira, prefeitura também fará limpeza e manutenção da Via Chico Mendes com repasses do governo do Estado

“Sabemos trabalhar em parceria”. Com estas palavras, externadas pelo secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, foi iniciada a reunião entre Governo do Estado do Acre e Prefeitura Municipal de Rio Branco, na tarde dessa quarta-feira, 26.

No encontro ficou definido que o município irá assumir a limpeza, manutenção da malha viária e iluminação  de todos os espaços públicos e vias urbanizadas (canteiros e ciclovias) da capital acreana.

“Em nossa última reunião, solicitamos da prefeita Socorro Neri o levantamento dos custos para que o governo do Estado faça o repasse e a prefeitura se responsabilize por esses importantes serviços”, declarou Ribamar Trindade.

Acompanhado do secretário de Estado de Relações Políticas e Institucionais (SRPI), Alysson Bestene; do secretário de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Thiago Caetano; do chefe da Casa Civil municipal, Márcio Oliveira; do secretário de Zeladoria de Rio Branco, Kellyton Carvalho; e do secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Venícios, Trindade reforçou o desejo do governador Gladson Cameli em manter a beleza da capital e melhorar a qualidade de vida de cada cidadão.

“Solicitamos da prefeitura uma listagem dos custos para promover a manutenção contínua de nossos espaços públicos”, esclareceu Trindade. A prefeita Socorro Neri reforçou que este é o momento do município assumir, formalmente, esta responsabilidade.

Trindade reforçou o desejo do governador Gladson Cameli em manter a beleza da capital e melhorar a qualidade de vida de cada cidadão Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Já é de responsabilidade do município espaços públicos como a avenida Amadeu Barbosa, praças, quadras, campos comunitários, parques como o do Igarapé Fundo, São Francisco, Palheiral e Vale do Açaí. Para nós, a limpeza, conservação e iluminação do Parque da Maternidade, Gameleira, Via Chico Mendes e outros, será uma continuidade do trabalho que já desenvolvemos”, esclareceu a prefeita de Rio Branco.

Alguns trechos críticos da cidade, com pouca ou nenhuma iluminação se dá exclusivamente por conta dos constantes furtos dos cabeamentos de energia, ocorridos nas madrugadas. “O vandalismo é uma das maiores causas do problema com a iluminação. Estamos em busca de parceria com a Energisa para trocar os fios terrestres para diminuir esses frequentes furtos, que causam insegurança para nossos pedestres e onera os gastos com iluminação”, finalizou Neri.

Expoacre 2019

Na ocasião, o Governo do Estado do Acre e a Municipal de Rio Branco assinaram o Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de conjugar esforços na realização do maior evento do Acre, que é a Feira Agropecuária – Expoacre. No termo, cabe à prefeitura atuar no controle de trânsito nos arredores da feira, sempre de maneira prévia ao horário de início, durante e ao término do evento, até que haja a normalização de fluxo de veículos.

A prefeitura também auxiliará a realização da Cavalgada, especialmente na organização do fluxo de trânsito de pessoas, bem como promovendo o serviço de limpeza e coleta de lixo, antes e após o evento, além de disponibilizar caçambas para o recolhimento de entulho.