Desde o primeiro dia deste mês, a Permissão Internacional para Dirigir (PID) ganhou novo formato. As alterações foram realizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da portaria 066, de abril de 2018.
A capa traz o brasão oficial do Brasil em destaque e o nome do documento reproduzido em português, inglês e espanhol. Já as páginas internas são traduzidas em sete línguas e a parte que identifica as categorias de veículos para as quais o motorista é habilitado ganhou ilustrações.
De acordo com diretora de operações do Detran/AC, Alana Albuquerque, o prazo de validade também foi modificado, agora o documento é válido por três anos ou até o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.
“Por exemplo, ao retirar a PID, caso o condutor tenha apenas mais um ano de validade de sua habilitação, a PID vencerá no prazo de um ano, junto com a habilitação. O ideal é que, ao renovar a CNH, o condutor renove também a permissão”, explica Alana.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) já está adequado e desde o início do mês o cidadão que requerer a expedição da PID vai recebê-la em novo formato.
“Esse documento internacional é muito importante, pois facilita a verificação de informações do condutor em uma fiscalização no exterior, por exemplo”, reforça a diretora de operações.
Para solicitar o serviço, basta comparecer à sede do Detran, na Avenida Ceará, 3.059, Jardim Nazle, ou na OCA, munido de cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após o pagamento da taxa de R$ 125,23, a PID estará disponível em até cinco dias úteis.