Cooperação vai viabilizar cirurgias de vasectomia e laqueadura no Alto Acre

Para que os procedimentos de cirurgias de vasectomia e laqueadura sejam realizados no Hospital Raimundo Chaar, de Brasileia, atendendo toda a população da região do Alto Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), assina nesta quinta-feira, 8, um termo de cooperação técnica com Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, para viabilizar os procedimentos.

“Na quinta-feira, vamos participar da assinatura do acordo de cooperação técnica entre os quatro municípios e a Sesacre. Esse acordo vale a realização de laqueadura e vasectomia no Hospital Raimundo Chaar”, explica a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Elizama Lima.

Antes da assinatura, a Sesacre elaborou o termo no qual foi encaminhado para as secretarias municipais de saúde, que deram suas contribuições, passando pela assessoria jurídica, até chegar ao acordo final de cooperação.

Técnicas da divisão da mulher na Sesacre revisam o termo de cooperação (Foto: Júnior Aguiar)

Qualificação dos profissionais

A implantação das cirurgias de laqueadura e vasectomia requer profissionais qualificados. Pensando nisso, uma equipe da Sesacre realiza nesta quarta-feira, 6, uma reunião de planejamento para definir a data da capacitação.

“Vamos nos reunir, primeiramente, com representantes de Brasileia e trabalhar o processo de capacitação e planejamento reprodutivo a ser implantado no Hospital Raimundo Chaar, que será a unidade de saúde no Alto Acre, onde serão realizadas essas cirurgias”, conta Elizama.

Após o planejamento, a equipe multiprofissional que irá realizar as cirurgias será capacitada na Policlínica do Tucumã, unidade referência no Acre quando se trata de planejamento reprodutivo.

Outra decisão das reuniões é a escolha das unidades em cada município que irão oferecer o serviço de implantação do método contraceptivo conhecido como, Dispositivo Intrauterino (DIU).

Quais os critérios para a realização das cirurgias?

As leis estabelecidas determinam que o homem ou a mulher tenham acima de 25 anos e mais de dois filhos vivos. Para marcar o procedimento, é preciso se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que irá encaminhar o paciente à unidade responsável pela oferta das cirurgias de laqueadura e vasectomia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter