planejamento

Parceria entre Seict e SEE vai levar finais do desporto eletrônico para a Expoacre 2023

A Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), em parceria com a Secretaria de Educação, vai levar as finais do desporto eletrônico para a Expoacre 2023. O planejamento das atividades começou na manhã desta quarta-feira, 15, no Centro Integrado do Esporte (Ciec), em Rio Branco, e reuniu a equipe técnica das secretarias, mais o secretário Assurbanipal Mesquita e a secretária adjunta de Esportes e Juventude, Sandra Melissa Feitosa da Silva.

Grupo de trabalho vai organizar um calendário de competição regional com representação para jogos em eventos nacionais. Foto: Jairo Carioca/Seict

Assurbanipal destacou o crescimento do desporto eletrônico no Brasil e a necessidade de organização e regulamentação desse setor, que reúne inúmeros atletas, clubes, associações e treinadores, em competições de dimensão nacional e internacional.

“A parceria vai fomentar a regulamentação de ligas e associações já existentes no Acre. Existe a proposta de criação de uma federação e de normas gerais de convivência no crescente mercado do desporto eletrônico”, acrescentou.

Já Sandra Melissa destacou a importância das ações transversais e os valores educacionais e culturais envolvidos no projeto: “É um mercado que cresce no Brasil e uma atividade de inclusão social que estreita laços com a juventude”.

O planejamento das atividades começou na manhã desta quarta-feira. Foto: Jairo Carioca/Seict

O diretor de Ciência da Seict, Ricardo Damasceno, vai coordenar o grupo de trabalho com o objetivo de construir um calendário de competições regionais e garantir a participação dos representantes estaduais em eventos nacionais.

“Vamos aprofundar o diálogo com as ligas e construir juntos um plano de ação que organize as práticas do desporto eletrônico em todo o estado. No futuro, com certeza, teremos atletas amadores, subindo para o profissionalismo”, disse.

Durante a pandemia, um projeto-piloto de jogos digitais foi desenvolvido pelo Setor de Desporto da SEE e movimentou mais de 60 mil pessoas pelo Instagram.