Parceria entre governo e bancos facilita crédito agrícola

Presidente da associação de produtores rurais agradece parceria do governo para o acesso ao crédito (Foto: Leônidas Badaró)
Presidente da associação de produtores rurais agradece parceria do governo para o acesso ao crédito (Foto: Leônidas Badaró)

Na tarde dessa sexta-feira, 31, a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap) e o Banco do Brasil deram mais uma prova da parceria entre o governo do Estado e as instituições financeiras para que a oferta de crédito agrícola chegue aos produtores rurais acreanos.

No Campus do Agronegócio as duas instituições fizeram a entrega de um trator agrícola e um caminhão. Os dois equipamentos somam mais de 210 mil reais em investimentos.

Caminhão tanque vai permitir o transporte da produção de leite com mais higiene e qualidade (Foto: Leônidas Badaró)
Caminhão tanque vai permitir o transporte da produção de leite com mais higiene e qualidade (Foto: Leônidas Badaró)

Um dos beneficiados foi a comunidade da Associação de Produtores Rurais do ramal Nova Aldeia. Localizado no quilômetro 32 da BR-364, a entidade representa 78 famílias produtoras rurais. Praticamente toda a comunidade tem como atividade econômica mais forte a produção de leite. São mais de 10 mil litros de leite todos os dias.

Por meio de uma parceria com a Fundação Banco do Brasil, braço social do banco, a comunidade recebeu um caminhão tanque de leite que garante mais higiene e qualidade no produto até chegar ao laticínio. “Esse caminhão representa muito para nossa comunidade. Agora vamos poder transportar o leite com mais qualidade e ter um produto ainda melhor para entregar á população”, afirma José Vilemar de Araújo, presidente da associação.

Segundo a superintendência do Banco do Brasil no Acre, a instituição permanece pronta para financiar o produtor rural do Acre. “Da mesma forma que o Banco do Brasil responde por 70% do financiamento do agronegócio brasileiro, no Acre não é diferente. Aqui temos uma parceria muito forte com o governo, já que o governador Tião Viana tem dado um incentivo muito grande na área da produção”, afirma Ingo Kobarg.

Governo ajuda produtores a captar recursos

Ajudar os produtores a conseguir crédito para alavancar a produção é uma das prioridades das secretarias ligadas à produção agrícola dentro do governo. Tanto na Seaprof como na Seap, os técnicos são orientados a construir projetos e ser a ponte entre os produtores e as instituições financeiras. “Isso aqui já é fruto dessa parceria. O crédito chegando nas mãos do produtor, a produção cresce e melhora a qualidade de vida de quem vive no campo”, destaca Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof.

Já o titular da Seap, José Carlos Reis, enaltece as parcerias. “Parceria é fundamental nesse processo. Estamos aqui hoje com o Banco do Brasil que é um parceiro da bacia leiteira. Esse veículo agrega valor ao leite, já que o transporte proporciona uma condição melhor de armazenamento. O sentimento é de muita felicidade”, destaca.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter