Palestra alerta sobre doação de medula óssea

O governo do Estado, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), realizará uma palestra sobre medula óssea, destinada à população em geral. Também será feito o cadastro de pessoas que se dispuserem a realizar coleta de amostra para a realização de exame HLA (histocompatibilidade). O evento será na próxima quinta-feira, 3, às 15 horas, no auditório do Hemoacre, em Rio Branco.

A palestra será ministrada pelo médico Denys Fujimotto, que tem por finalidade esclarecer a respeito da doação de medula óssea e estimular a população a se cadastrar de modo consciente.

De acordo com a gerente de captação do hemocentro, Marlice Aquino, o cadastro é nacional, sendo que o banco de dados é administrado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). “No Hemoacre, são feitos cadastros dos candidatos, ou seja, somos responsáveis por contatar o candidato cadastrado quando for comunicado pelo Inca a existência de um receptor compatível. O Hemoacre não tem acesso aos resultados dos testes de compatibilidade”, explicou.

Para reunir as informações de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criado, em 2000, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), instalado no Inca. Dessa forma, busca-se no Redome um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação.

O que é medula óssea?

A medula óssea é formada por um tecido gorduroso no qual são fabricados os elementos figurados do sangue: hemácias ou glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. No entanto, ela pode entrar em falência e não ser mais capaz de produzir as células do sangue ou pode ser destruída completamente durante o tratamento de determinados tipos de câncer.

materia-medula-png8

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter