Sect promove palestra sobre incubadoras de empresas

A palestra foi realizada na Biblioteca da Floresta (Foto: Assessoria Sect)
A palestra foi realizada na Biblioteca da Floresta (Foto: Assessoria Sect)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre (Sect) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 31, no auditório da Biblioteca da Floresta, a palestra “O Papel das Incubadoras no Ecossistema de Inovação”, ministrada por Leandro Carioni. Leandro é diretor executivo do Centro de Empreendimentos Inovadores (CEI), da Fundação Centros de Referência Em Tecnologias Inovadoras (Certi) e diretor de Operações e Sistema do Instituto Sapientia (IS) de Florianópolis, Santa Catarina.

Carione apresentou vários exemplos de incubadoras e parques tecnológicos, como o de Florianópolis e conceituou a incubadora: um mecanismo institucional que viabiliza a transformação de conhecimento em produtos, processos e serviços. No processo, é importante a participação ativa da comunidade que realiza pesquisas e atividades em instituições de ensino e tecnológicas.

Estiveram presentes no evento representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) local e nacional, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), Secretaria de Planejamento (Seplan)/Departamento de Modernização (DMA), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Universidade Federal do Acre (Ufac), União Educacional do Norte (Uninorte) e Faculdade Meta (Fameta).  A iniciativa de proporcionar um maior conhecimento sobre as incubadoras foi bastante elogiada pelos participantes do evento, bem como a apresentação de Leandro Carione. Para Elizabeth Monteiro, diretora técnica do Sebrae, “a palestra foi bastante esclarecedora, com uma linguagem acessível”.