Palácio e Memorial dos Autonomistas voltarão a funcionar aos domingos

File Name : DSC_0013.JPGFile Size : 637.8KB (653123 Bytes)Date Taken : 2003/02/10 17:54:51Image Size : 2000 x 1312 pixelsResolution : 300 x 300 dpiBit Depth : 8 bits/channelProtection Attribute : OffHide Attribute : OffCamera ID : N/ACamera : NIKON D1HQuality Mode : NORMALMetering Mode : MatrixExposure Mode : ManualSpeed Light : NoFocal Length : 20 mmShutter Speed : 1/60 secondAperture : F5.6Exposure Compensation : 0 EVWhite Balance : AutoLens : 20 mm F 2.8Flash Sync Mode : N/AExposure Difference : 0.0 EVFlexible Program : NoSensitivity : ISO400Sharpening : NormalImage Type : ColorColor Mode : Mode I(sRGB)Hue Adjustment : 3Saturation Control : N/ATone Compensation : NormalLatitude(GPS) : N/ALongitude(GPS) : N/AAltitude(GPS) : N/A
A partir de fevereiro, o Palácio Rio Branco e o Memorial dos Autonomistas voltarão a funcionar aos domingos (Foto: Sergio Vale/Secom)

Os domingos em Rio Branco terão novamente mais opções de lazer. Tudo isso porque o Palácio Rio Branco e o Memorial dos Autonomistas voltarão a funcionar durante todo o fim de semana. A decisão foi tomada pelo governo do Estado, em uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) e Fundação Elias Mansour (FEM).

A partir da segunda quinzena de fevereiro, as pessoas que estiverem no centro de Rio Branco poderão visitar os dois prédios, aos domingos. Até o momento, os monumentos só funcionam aos sábados. Outra novidade é que o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) funcionará dentro do Memorial dos Autonomistas.

De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, os espaços públicos não funcionavam por falta de servidores para atuar no local. “A partir dessa parceria, a Setul disponibilizará servidores que atuavam no CAT para trabalhar nesses espaços aos domingos”, diz.

setul e fem
A volta do funcionamento aos domingos é fruto de uma parceria entre a Setul e FEM (Foto: Angela Peres/Secom)

Os profissionais que trabalharão nestes espaços irão receber capacitação direcionada para a área histórica. “Geografia, história do Acre, cultura e informações de cada local serão alguns dos assuntos que os servidores terão no curso. A partir dessa capacitação, eles estarão aptos a executar a função de orientadores”, explica o administrador dos espaços, Moisés Morais.

Para a diretora-presidente da FEM, Karla Martins, os espaços culturais cumprem uma função importante durante os finais de semana, não só de lazer, mas também de forma educativa, da visita, do conhecimento, da identidade e demais aspectos da cultura acreana.

“Manter o espaço aberto significa reforçar traços de identidade e de autorreconhecimento que o acreano tem e gosta de compartilhar”, destaca.