Pacientes tem até 10 de outubro para agendar exame no fígado

Os pacientes com doenças do fígado, como a hepatite C, por exemplo, têm até o dia 10 de outubro para procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco a fim de agendar o exame de elastrografia hepática – que mede o nível de fibrose no fígado de pacientes com doenças hepáticas.

O exame, realizado por dois aparelhos (um fixo e um móvel) de alta tecnologia, cedidos pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) no final do mês de agosto ao estado, mede o nível de fibrose do fígado e substitui a biópsia, método em que um pequeno pedaço do órgão é retirado para análise.

De acordo com o médico infectologista do HC, Thor Dantas, os exames já se encerraram nos municípios. Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Brasileia receberam o aparelho móvel que permaneceu por alguns dias em cada localidade.

“Se ainda houver algum paciente desses municípios ou de outros que ainda não passou pelo exame, deve se dirigir a Rio Branco e procurar o SAE até a data limite”, informou Dantas.

O exame é parte das avaliações exigidas pelo Ministério da Saúde (MS) para que os médicos saibam se os pacientes podem ou não tomar a nova medicação disponível para hepatite C. Até o momento, mais de dois mil exames foram realizados.

“Esse é um exame de ponta que oferece mais conforto para o paciente, diferente da biópsia que é um método invasivo e com resultado demorado”, disse Cirley Lobato, médica infectologista.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter