Pacientes de casas de passagem recebem gestor da Sesacre

Secretário dialoga com pacientes e funcionários das casas de passagem de Rio Branco (Foto: Luciano Pontes/ Secom)
Secretário dialoga com pacientes e funcionários das casas de passagem de Rio Branco (Foto: Luciano Pontes/ Secom)

Para entender o funcionamento das casas de passagens de Rio Branco, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, visitou na manhã desta quarta-feira, 14, as casas de passagem Pastor Marcos Vicente, localizada no bairro Universitário e a Amigos do Peito, no bairro Floresta.

Ambas recebem recursos do governo do Estado, por meio de convênio com a Secretaria de Saúde (Sesacre), e são vinculadas à Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades). O local abriga pacientes do interior, outros estados e até de países vizinhos, que vêm à capital por tempo indeterminado, para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Na oportunidade o secretário conheceu as instalações e conversou com pacientes e funcionários, listando assim os principais problemas das unidades para que posteriormente venha solucioná-los.

“O governo mantém uma escala de enfermeiros para dar suporte a estas entidades, fazendo esse trabalho de corpo a corpo com os profissionais de saúde e pacientes, podemos identificar os maiores problemas enfrentados no dia a dia”, comentou o secretário.

Margarida Faustino de 84 anos está na casa de passagem Amigos do Peito há quatro meses e relata como foi acolhida pelos profissionais. “Apesar do sofrimento de cada um devido à enfermidade que enfrentamos somos uma grande família, pois apoiamos uns aos outros e criamos um laço de amizade”, destacou.

A paciente acrescenta que espera ficar curada e sair em breve. “Somos bem acolhidos e assistidos pelos enfermeiros e funcionários que cuidam de nós, a visita de uma autoridade como o secretário nos enche de esperança, pois demonstra a preocupação com os doentes”, declarou Margarida Faustino.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter