PAA movimenta 400 mil reais na produção familiar no Bujari    

Mais de 70 produtores da agricultura familiar do município são beneficiados pelo PAA (Foto: Leônidas Badaró)
Mais de 70 produtores da agricultura familiar do município são beneficiados pelo PAA (Foto: Leônidas Badaró)

Os produtores familiares do Bujari atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) fizeram a primeira entrega de produtos do ano de 2015 na manhã de quinta-feira, 9.

Ao todo, o programa beneficia 76 produtores no município, atendendo 12 instituições, sendo oito na zona rural e quatro na zona urbana, entre creches e escolas.

“Minha vida mudou depois da chegada do PAA”, afirma a produtora rural Luzimar Moreira que entregou banana ao programa (Foto: Leônidas Badaró)
“Minha vida mudou depois da chegada do PAA”, afirma a produtora rural Luzimar Moreira, que entregou banana ao programa (Foto: Leônidas Badaró)

Logo cedo, os produtores começaram a trazer seus produtos para o pátio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), local do recebimento da produção adquirida pelo PAA. São peixes, queijos, bolos, açaí, goma, farinha, polpas, verduras e frutas, que garantem a segurança alimentar de quem é atendido pelo programa.

É o caso da creche Professora Dona Bela, que atende 219 crianças até três anos e meio de idade. Nair Souza, coordenadora administrativa da creche, fala da importância desses alimentos para as crianças.

“Essa alimentação é de fundamental importância para a gente conseguir alimentar nossas crianças e garantir a saúde delas. Afinal, crianças bem alimentadas são crianças saudáveis”, destaca Nair.

Se os alimentos são importantes para quem os consome, para os agricultores o PAA representa mudança de vida. É o que conta a produtora rural Luzimar Moreira. “Minha vida não era boa. Era muito complicada. Eu tinha meus produtos, mas não tinha como vender. Acabava vendo minha produção se estragar. Agora, com esse programa, melhorou muito, e eu consigo ter lucro com o que vendo para o PAA”, explica a agricultora familiar.

Parcerias que garantem o sucesso do programa

Com a aquisição da produção dos pequenos agricultores, o PAA deve movimentar 400 mil reais só no Bujari, dinheiro que vai para o bolso dos produtores familiares e que consolida a pequena produção agrícola.

“Bujari é um exemplo do gerenciamento que a gente quer no PAA. Estamos aqui garantindo a compra da produção desses 76 produtores, promovendo renda e melhoria da qualidade de vida”, afirma Idésio Franke, diretor-presidente da Emater.

Glenilson Figueiredo, titular da Seaprof, destacou que o sucesso do programa no Bujari é fruto das parcerias na região. “Aqui está todo mundo junto. Essa parceria entre governo estadual, federal, prefeitura e produtores serve de modelo para outras comunidades”, explicou.

Nos próximos dias, a Seaprof realiza o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá e Feijó.