Os dez anos do Parque Chandless é o tema do programa Aldeia Mais

O parque foi criado em 2004 e representa uma das maiores áreas protegidas do estado do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)
O parque foi criado em 2004 e representa uma das maiores áreas protegidas do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O programa Aldeia Mais desta quarta-feira, 25, transmite a entrevista do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, e do coordenador do Parque Estadual Chandless, Jesus Rodrigues. Durante os dois blocos do programa, o apresentador Astério Moreira conversa com os entrevistados sobre os dez anos do Chandless, comemorados esta semana, como parte da programação do Mês do Meio Ambiente.

Edegard acompanhou todo o processo de transferência do espaço da responsabilidade do governo federal para o estadual. “Foi uma batalha, não foi fácil, mas nós não abríamos mão de ter essa área como o primeiro parque do Estado. Realizamos estudos, consultas públicas e todas as ações que compunham o processo de criação do parque”, relembrou.

Já o coordenador da unidade destacou a riqueza existente no local. “São mais de 690 mil hectares de área protegida, sendo que quase 100% estão intocadas. A biodiversidade do Chandless é imensa, levando-nos a acreditar que, das mais de 1.300 espécies já registradas, ainda há chances de encontrarmos muito mais”, contou.

O Chandless é o cenário escolhido por muitos pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos científicos. Além disso, apresenta grande potencial para a promoção de atividades turísticas, como a observação de pássaros, por exemplo.

O programa vai ao ar às 18h30, pela TV Aldeia, canal 2 da TV aberta e canal 13 na Net.