Os biscoitos e a cooperativa que unem produtoras na Fábrica da Vovó Didi

cooperativa_biscoiteiras_AJ_05_2014-5
A Fábrica de Biscoitos de Goma Vó Didi, em Cruzeiro do Sul, beneficiará direta e indiretamente 200 famílias que trabalham na cadeia produtiva de mandioca (Foto: Arison Jardim/Secom)

A organização de produtores também chegou às mulheres das casas de farinha, tradição em Cruzeiro do Sul, as biscoiteiras da Vila Assis Brasil, começaram a se organizar como associação em 2008. Neste ano, inauguraram a Fábrica de Biscoitos de Goma Vovó Didi e formaram uma cooperativa. Elas contam com a colaboração das secretarias de Produção (Seaprof) e de Desenvolvimento (Sedens).

“Como associação, começamos a atingir as políticas públicas. Podíamos acessar o Pronaf e o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos]. Hoje, como cooperativa, temos um certificado para poder comercializar em supermercados fora de Cruzeiro do Sul”, afirma Marliz Morais, presidente da Cooperativa das Produtoras de Biscoito de Goma de Cruzeiro do Sul (Cooperbiscoitos), empreendimento tocado totalmente por mulheres, 32 no total.

Parte dessas mulheres segue a tradição a risca, de mãe para filha. Maria Amaral, 65 anos, produz os biscoitos há 20 anos. Enquanto começava, sua filha mais velha, Francisca Amaral, 40 anos, já casada, também iniciava as primeiras “farinhadas” destinadas a retirar a goma de mandioca para seus primeiros biscoitos. Não satisfeita com apenas uma filha na companhia dos biscoitos, Maria esperava Daniela Amaral, 26 anos, voltar da escola para botarem juntas as massas no forno, ainda caseiro, e retirarem os biscoitos que ajudam a desenvolver a família.

cooperativa_biscoiteiras_AJ_05_2014-6
Mãe e filhas fazem parte da Cooperbiscoitos e trabalham juntas na fábrica (Foto: Arison Jardim/Secom)

Antes agricultura, Maria encontrou no biscoito uma melhor qualidade de vida. “Com o biscoito o trabalho ficou menos pesado. Levava pra vender no mercado e daí pra cá não paramos mais. As meninas foram crescendo e começaram a fazer comigo”, afirma Maria, a mãe, agora na fábrica, também junto de suas filhas.

“Hoje na fábrica sou motorista e levo os produtos para o mercado. Agradeço a minha mãe que me ensinou a fazer os biscoitos e que me associou aqui na cooperativa”, Daniela diz com orgulho como a união da família a levou a outras companhias. Com Francisca, a outra filha, podemos perceber bem a importância dessa iguaria e da fábrica: “O biscoito é o sustento da minha família. Agora que essa fábrica chegou mudou muita coisa, em casa não era que nem aqui, organizado e com maior qualidade.”

Fábrica de biscoitos de goma é a primeira do Acre

A Fábrica de Biscoitos de Goma Vó Didi em Cruzeiro do Sul beneficiará direta e indiretamente 200 famílias que trabalham na cadeia produtiva de mandioca.

Possui capacidade de processar 50 toneladas de goma anualmente, que resultará em 25 mil quilos de biscoitos. Toda produção será dirigida pela Cooperbiscoitos, que já tem duas vendas no mês de junho – uma tonelada cada – para supermercados de Rio Branco.

Galeria de imagens