Cabeleireiras montam pequenos negócios de sucesso no interior do estado

O Acre nunca esteve tão bem na área de beleza e estética. Desde 2011, centenas de pessoas fizeram curso de corte, escova e colorimetria em todo o Estado, e em seguida receberam o apoio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) para a montagem de salões.

No interior do estado, a participação no curso fez com que muitas mulheres passassem a ser geradoras de renda, como cabeleireiras, melhorando em muito a situação econômica da família.

Em Sena Madureira

Naza montou um dos melhores salões de Sena Madureira ( Foto: Flaviano Schneider)
Naza montou um dos melhores salões de Sena Madureira (Foto: Flaviano Schneider)

Maria de Nazaré Silva de Souza, o marido e quatro filhos moram em Sena Madureira, na Rua Maranhão, bairro Jardim Primavera. A vida da família mudou muito depois que ela fez o curso de cabeleireira, e com o apoio da Secretaria de Pequenos Negócios montou um salão de beleza. Com os ganhos, foi melhorando o local de trabalho e comprando novos equipamentos. Hoje, o “Salão da Naza” é reconhecido como um dos melhores na cidade.

Naza, como é conhecida, trabalhava apenas em casa. Ela sempre sonhou em ser cabeleireira e ter seu próprio salão, mas nunca tinha tido oportunidade. “Quando fiquei sabendo do curso, me inscrevi. Hoje sou uma profissional. Estou muito feliz com meu pequeno negócio.”

No mês de dezembro, com as festas de fim de ano, Naza faturou cerca de R$ 3 mil: “Quase não dou conta, afinal, sou eu sozinha”.  Ela pretende contratar uma ajudante, pois o movimento tende a aumentar.

Cristiane atendia nas casas das clientes e hoje tem salão próprio ( Foto: Flaviano Schneider)
Cristiane atendia nas casas das clientes e hoje tem salão próprio ( Foto: Flaviano Schneider)

Em Feijó

Maria Cristiane Silva Rodrigues é casada, tem uma filha e mora em Feijó. Ela trabalhava como cabeleireira de forma ambulante, na sala da casa da mãe ou em salões, ganhando comissão. Até que, em 2011, conheceu a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) participou de palestras na área de empreendedorismo e fez o curso de cabeleireira.

Recebendo o material necessário para montar um salão, primeiramente, ela trabalhou em local alugado, mas com o surgimento de mais clientes, fez empréstimo bancário e construiu o próprio salão que tem o nome de “Kadosh”. “Hoje já tenho meu próprio negócio. Agradeço primeiro a Deus e depois o curso que fiz pela Secretaria de Pequenos Negócios”.

Cristiane, como é conhecida em Feijó, com o fruto do seu trabalho, também ajeitou sua casa e está comprando o mobiliário e ainda sustenta a casa.

Em Manoel Urbano

Analice nunca tinha pegado numa tesoura antes do curso ( Foto: Flaviano Schneider)
Analice nunca tinha manuseado uma tesoura antes do curso (Foto: Flaviano Schneider)

Analice Moura da Cruz mora na Rua Jurupari, bairro São Francisco em Manoel Urbano. Ela “nunca tinha pegado numa tesoura” para cortar cabelo. Em 2012, ficou sabendo do trabalho da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), fez curso de cabeleireira e em 2013 fez reciclagem. E logo montou seu pequeno negócio, em casa mesmo.

Tudo melhorou. Hoje faz selagem, corte e coloração e fatura mais de R$ 1 mil por mês com seu trabalho. “Para mim foi maravilhoso aquele curso porque hoje tenho minha própria renda, meu próprio negócio, não fico dependendo dos outros”.

Para montar seu pequeno negócio ela recebeu lavatório, cadeira, máquina de corte, secador, chapinha e com sua renda vai investindo em novos materiais. A cada dia, Analice aperfeiçoa seu trabalho e sonha em montar um dia o próprio salão. “Só que não vai ser nessa rua não. Nós temos outro local. Vamos construir uma casa de alvenaria e montar o salão do lado, se Deus quiser”, afirma.