Secretários e diretores de órgãos de controle e defesa do meio ambiente nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia participaram nesta quinta-feira, 29, em Porto velho, de uma reunião para planejamento de ações integradas de combate ao desmatamento na região.
“Este tipo de encontro é fundamental para que os Estados possam agir de maneira conjunta, estabelecendo prioridades. O Ministério do Meio Ambiente e o WWF-Brasil são instituições essenciais na luta pela preservação da Amazônia”, lembrou Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente do Acre.
A ideia é estabelecer um grupo político estratégico para as ações de referência da gestão ambiental integrada, com coordenação e protagonismo dos estados. O WWF-Brasil é uma das instituições que trabalham pelo fim da degradação e dos crimes contra a natureza.
Com os acordos, há a possibilidade dos estados integrarem diversos bancos de dados de gestão ambiental e territorial, associando essas informações ao levantamento geoespacial, registro de operações de fiscalização e autuações.
Ao fim da reunião criou-se de um grupo implementador, que se reunirá nos dias 20 e 21 de julho, em Rondônia, para definição do plano de trabalho, compartilhamento de informações e ações integradas no eixo de inteligência para a redução dos agravos ao meio ambiente.