Na manhã desta quinta-feira, 31, mais de 80 policiais civis e militares desencadearam na cidade de Sena Madureira (145 quilômetros da capital) a “Operação Iaco Seguro”. A ação desarticulou duas quadrilhas de traficantes e 13 pessoas foram presas, uma delas menor de idade.
Os presos são: Aldemir Ferreira da Silva, 24, Marcildo Souza de Albuquerque, 27, Delmácio Lemos dos Santos, 24, Auricélio de Lima , 27, Weverton Santos da Silva ,19, Islândio Silva Leite, 20, Robson Pinto de Araújo, 21, Raicleiton Gomes da Silva, 18, Ronaleudo Pereira da Silva, 34, Kelton Rabelo de Souza, 37, Raimundo Dias da Silva, 22, e um adolescente.
Delmácio, segundo a polícia, foi quem mandou executar Weverton Vieira Maia, em de Rio Branco. O assassinato seria uma vingança decorrente de uma rixa entre duas quadrilhas ligadas ao tráfico de drogas, que brigavam pelo domínio territorial nos bairros Bom Sucesso, Pista e Vitória.
Leia mais Operação Curare IV já apreendeu 10 quilos de pasta base no Acre Secretária Nacional de Segurança lança Campanha do Desarmamento no Acre |
Os policiais deram cumprimento a vários mandados de buscas e de prisão. Os alvos tinham o objetivo de apreender armas e drogas, insumos para confecção e preparo de entorpecentes, além de ativos criminais. Na investida, a polícia apreendeu dinheiro supostamente oriundo do tráfico, armas, munições diversas, duas motocicletas, bicicletas, caixas acústicas e outros produtos.
“Recentemente nós estivemos aqui participando de uma audiência pública, e junto com a comunidade tratamos da segurança em Sena. Naquele momento, ouvimos reclames da sociedade de que a paz estava alterada neste município. Uma ação firme foi prometida pelo Estado e a polícia e executada com êxito nesta manhã”, disse o secretário de Polícia Civil, Emylson Farias.
Farias lembrou que o trabalho foi exitoso, mas deixou claro que essa é uma ação continuada da Polícia Civil, que vai agir com firmeza em qualquer lugar do Acre onde houver ameaça de fissura na paz social. Farias ressaltou a importância da política de segurança pública do governo do Estado, que potencializou as ações conjuntas das forças policiais.
De acordo com o major Moncada, comandante da Polícia Militar de Sena, é importante haver integração entre as polícias visando sempre o interesse maior, que é obter bem-estar e segurança para todos. O major ainda ressaltou a necessidade de um enfrentamento rigoroso ao crime.
O Batalhão de Elite da Polícia Militar (Bope) participou da operação policial. A instituição, por intermédio de seu comandante-geral, coronel José Anastácio, tem desenvolvido trabalho pontual, especialmente nos fins de semana, período em que é registrado maior incidência de delitos.