A Organização em Centros de Atendimento (OCA), a Patrulha Maria da Penha, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e a Delegacia da Mulher se uniram, durante o mês de agosto, em uma série de ações voltadas para a conscientização e combate à violência contra a mulher. O “Agosto Lilás na OCA” buscou não apenas sensibilizar os servidores, mas também conscientizar a população sobre o tema.
Durante o mês, as unidades de Rio Branco e Brasileia promoveram conscientização por meio de palestras e panfletagem sobre “Prevenção à Violência Doméstica e Familiar”, em parceria com a Patrulha Maria da Penha. Para o sargento Souza Neto, “essas ações são importantes porque informam sobre a variedade de violências que existem como a patrimonial, moral, psicológica e física, além da importância da medida protetiva”.
A Central de Rio Branco recebeu também o projeto “Escuta MPAC: com lupa de gênero”, que teve como objetivo fazer uma escuta empática de mulheres. Além disso, a série de palestras teve continuidade nas outras unidades, como em Xapuri, onde a delegada de Polícia Civil Michelle da Costa ressaltou a importância da conscientização. E, na sequência, a OCA Cruzeiro do Sul recebeu uma palestra da Semulher que tratou de todos os tipos de violência contra as mulheres.
A ação demonstra a importância dessas parcerias para combate à violência contra as mulheres. “Somente com a união de esforços de todos os órgãos poderemos empoderar mulheres sobre seus direitos e ter resultados no combate a todos os tipos de violência. A OCA apoia e trabalha em causas importantes como essa. É nosso papel também, já que atingimos uma grande parcela da população, que vem em busca de serviços, ou os próprios agentes públicos”, ressalta a diretora da OCA, Fran Brito.