A Organização em Centros de Atendimento (OCA) vem ampliando sua carta de serviços, principalmente quando se trata do seu projeto mais recente, a OCA Móvel, que somente na sua segunda ação deste ano, realizou mais de 500 atendimentos até o momento.
Na terça-feira, 17, a Unidade se estabeleceu no Núcleo de Educação, no Bujari, e segue atendendo até quinta-feira, 19. Os serviços mais procurados até o momento foram RG, CPF, 2ª via de certidão de nascimento e título de eleitor.
Na unidade, pode-se solicitar diversos serviços, como consulta a processos; emissão de certidões e documentos; impressão de boletos; acesso a serviços de energia elétrica, água e esgoto; emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, das Mulheres e Direitos Humanos (Seamd). Já o Procon oferece orientação sobre direitos do consumidor.
O secretário de Administração do Acre, Paulo Roberto Correia, conheceu a Unidade itinerante e demonstrou entusiasmo pela iniciativa em beneficiar a população tanto dos bairros mais afastados da capital, quanto dos municípios vizinhos.
“O objetivo é trazer novidades em 2023. Já estamos trabalhando para disponibilizar um ônibus desta Unidade ainda este ano, um veículo que irá atender os bairros mais afastados da cidade e os municípios do estado melhorando ainda mais os atendimentos, que serão feitos com mais comodidade”, afirma o titular da pasta.
Para os primeiros três meses do ano, a expectativa é realizar cerca de três mil atendimentos, em pelo menos dez localidades diferentes.
“Com a OCA Móvel estamos levando cidadania e serviço público para mais perto das pessoas, oportunizando um atendimento de qualidade mais próximo de casa. Em breve teremos ainda mais serviços sendo oferecidos”, comenta a diretora da OCA, Francisca Brito.
A próxima parada da unidade móvel será nos dias 25 e 26 de janeiro, na comunidade Transacreana, na Escola Dr. Santiago Dantas.
Sobre a OCA Móvel
A unidade móvel percorre diversas localidades da capital e algumas do interior, levando mais de 80 tipos de serviços, como dos de acesso à justiça; de consulta de processos; de trabalhadores, servidores públicos, aposentados e pensionistas; de expedição de certidões e documentos; de demandas eleitorais e empresariais; de demandas referentes a energia elétrica, água e esgoto; referentes a saúde, imóveis, taxas e tributos.