Por Camila Gomes
Com o objetivo de proporcionar atendimento a todos os bairros de Rio Branco e ao interior do estado, o governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), estabeleceu nesta terça-feira, 22, mais uma OCA Móvel, desta vez, na Escola Marilda Gouveia, no bairro João Eduardo, na capital. O projeto visa deixar a central mais próxima da comunidade e os cidadãos bem informados.
Na unidade, pode-se solicitar diversos serviços, como consulta a processos, emissão de certidões e documentos, impressão de boletos, acesso a serviços de energia elétrica, água e esgoto, emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), e orientação sobre direitos do consumidor e reclamações em parceria com o Procon.
“Oportunizar o acesso a serviços públicos com respeito e qualidade, levando comodidade e cidadania a todos os lugares é missão da OCA, e temos tido parceria de muitos órgãos. Quem ganha com isso é o cidadão”, afirma a diretora da organização, Francisca Brito.
Caso o cidadão não consiga solicitar seu serviço na OCA Móvel, será orientado sobre os procedimentos necessários para efetuar o serviço na unidade de atendimento fixa de Rio Branco.
De acordo com a supervisora da OCA Móvel, Janaína Rodrigues, o objetivo do projeto é facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelo órgão, diminuindo tempo e gastos. “Pensamos no bem-estar dos cidadãos e, sabendo que nem todos possuem facilidade de deslocamento até a OCA, vamos até eles. A OCA Móvel é um sucesso por onde passa, com média de 200 atendimentos diários; além disso a população demonstra satisfação em poder contar com os serviços em seus bairros”, diz.
A OCA a Móvel ficará no João Eduardo até o dia 24, quinta-feira, e sua próxima parada será no dia 29 de novembro, na Escola Edilson Façanha, bairro Calafate.