OCA amplia horário de funcionamento em Rio Branco e Xapuri

Desde esta segunda-feira, 3, o atendimento ao público nas Centrais de Serviços Públicos (OCA) em Rio Branco e Xapuri está sendo realizado em novo horário: das 7:30 às 15:30. A mudança foi divulgada na última semana pelo governo do Estado, atendendo aos anseios da sociedade civil, em especial aos comerciantes da área central da capital.

Após análise técnica que apontava ociosidade dos serviços em determinados horários, o governo do Estado havia anunciado em abril deste ano a mudança no horário de atendimento – em caráter experimental. A partir de agora, cerca de 320 servidores serão distribuídos nesse período visando atender os cidadãos com qualidade e eficiência, agora com oito horas de trabalho.

“Foi realizado novo estudo e, atendendo pedidos dos comerciantes, encontramos formas de ajustar o horário de funcionamento da OCA, que, portanto, foi ampliado a partir do dia 2 deste mês. É importante destacar que toda mudança requer um período de adaptação, por isso contamos com a colaboração da população que busca os serviços da OCA”, disse Sawana Carvalho, gestora da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA).

Apesar dos esforços do governo do Estado para atender a população, a diretora da OCA, Margareth Cavalcante, esclarece que, nem todos os serviços estarão disponíveis no novo horário. Entre eles, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), a Junta Comercial e a Defensoria Pública, que se manifestaram por não ter condições de suprir com os atendimentos no período da tarde, mas que pela manhã ocorrem normalmente.

“Teremos alguns serviços que só serão oferecidos pela parte da manhã devido a questões logísticas das instituições, mas o atendimento não será prejudicado. Queremos reafirmar o compromisso de toda nossa equipe com a população, afinal, é para isso que a OCA existe, para prestar esse atendimento de excelência a toda a população. O novo horário de atendimento vem reafirmar a ampliação do horário para atender os usuários”, disse.

“O agendamento só vem facilitar pra nós usuários” (Foto: Alexandre Noronha)

Aprovação da população

O autônomo André Batista considera a mudança favorável, tendo em vista o trabalho que desenvolve pela manhã. “Antes, por conta do meu comércio, eu não tinha como vir pela manhã, mas agora ficou melhor. Para mim, a mudança de horário só vem facilitar, e muito, o nosso dia a dia”, ressaltou.

A mudança ainda é desconhecida por alguns., Simone Martins procurou os serviços pela manhã por não saber do atendimento também durante a tarde. “Eu não sabia que iria atender pela tarde. Até prefiro vir no novo horário porque pela manhã para mim é mais complicado, mas deu tudo certo e o atendimento foi rápido”, disse.

A gestão da OCA oferece agendamento de serviços para o público infantil e estuda a possibilidade de ampliar a oferta também para a clientela adulta, como forma de atender as demandas dessa faixa de acordo com suas disponibilidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter