Governo entrega viaturas para fortalecimento da segurança pública no estado

As polícias Civil e Militar, junto com o Corpo de Bombeiros do Acre, receberam do governo do Estado na manhã desta terça-feira, 3, o investimento de R$ 2,1 milhões em viaturas que vão fortalecer o trabalho das instituições. Ao todo, foram entregues 18 veículos durante solenidade realizada na sede da Secretaria de Estado de Polícia Civil, em Rio Branco.

Ao todo são 18 viaturas para as Polícias, Civil, Militar e Corpo de Bombeiros (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Seis viaturas modelo Gol foram destinadas à Polícia Civil e quatro para a Polícia Militar, além de duas camionetes adaptadas para o Departamento da Polícia Técnico-Científica. Outros seis veículos de modelos diferentes também foram distribuídos entre as duas polícias e o Corpo de Bombeiros.

Os investimentos são resultados de convênios de execução própria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e de termos de cooperação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Ainda, parte da aquisição dos veículos é resultado do envio de profissionais da segurança no Acre para atuação durante os Jogos Olímpicos, em 2016, mediante acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A solenidade também foi marcada pela entrega de um equipamento de Raio-X ao Instituto Médico Legal (IML) e uma visita ao Laboratório de DNA Forense, com vistas ao fortalecimento do trabalho científico. Na oportunidade, o governador Tião Viana relembrou o esforço que se tem feito para valorizar os operadores da segurança pública, como o fato de entre 2011 e 2018 o salário de policiais civis ter saltado do 23º para o 5º lugar dos melhores no ranking nacional. Situação semelhante também na PM, que tem agora um dos 5 melhores salários iniciais do Brasil.

“A Segurança Pública representa uma luta de todos os dias, o Brasil vive uma guerra civil e precisamos de respostas da união de todos, já que o governo federal continua omisso à luta das fronteiras. Muito nos assusta a reação da criminalidade diante do nosso combate, por isso todos os dias precisamos resistir e buscar o entendimento acerca do tamanho do problema que representa o narcotráfico no país, pois o que nos distingue em meio à tudo isso é a nossa união pela vida e pela paz”, frisou.

“Só posso externar os agradecimentos pela política pública de valorização implementada por essa gestão ao longo desses anos”, disse o presidente do Sinpol/AC (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Presente na solenidade, o Presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre (Sinpol/AC), Tibério César da Costa. fez uma fala de reconhecimento aos esforços do Estado na valorização dos agentes de segurança e reforçou o compromisso dos agentes de carreira da instituição. “Só posso externar os agradecimentos pela política pública de valorização implementada por essa gestão ao longo desses anos e dizer que é um motivo de orgulho enquanto categoria podermos ter construído o diálogo franco com o governo”, disse.

O que disseram

“Essa é mais uma dentre as entregas que já foram feitas pelo governador Tião Viana para serem empregadas naquilo que é a nossa atividade fim, que é a investigação. Serão reforçadas as áreas de inteligência e o trabalho nas delegacias, o que contribuirá em muito para a melhoria dos nossos serviços” – Secretário de Estado de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela

“Esse momento significa o compromisso que o governo do Estado tem com a segurança pública aparelhando as nossas polícias e dotando-as de mecanismos para a investigação qualificada, uma melhor inteligência e perícia técnica e, assim, fazermos um melhor combate à criminalidade” – Secretário de Estado de Segurança Pública, Vanderlei Thomas

“Todos os investimentos representam o respeito com a sociedade, com a possibilidade de elaboração de laudos com mais eficiência e agilidade para garantirmos a efetividade da justiça de forma integral” – Diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Halley Villas Bôas

“É com muito orgulho que o Ministério Público do Trabalho vem efetivar essa parceria de investimentos em uma área tão peculiar e tamanha atuação que é a segurança pública do Estado” -Representante do Ministério Público do Trabalho, Laís Helena Correia

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter