Obras de saneamento básico chegam aos municípios de difícil acesso

A maior dificuldade para a execução das obras está no transporte de materiais (Foto: Cedida)
A maior dificuldade para a execução das obras está no transporte de materiais (Foto: Cedida)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), acompanha e fiscaliza o abastecimento de materiais de construção para garantir as obras de infraestrutura, saneamento básico e urbanização em Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão.

Para que os materiais de construção cheguem aos municípios de difícil acesso, é necessária a implantação de uma logística no transporte, já que, devido à quantidade e ao peso, só é possível transportar os insumos em balsas. Além disso, as viagens duram cerca de 10 dias, de acordo com cada localidade.

Segundo Charlene Brilhante, gestora de obras e contratos da Seplan, a maior dificuldade para a execução das obras está no transporte de materiais, realizado somente por balsas, porque não existem vias de acesso terrestre. “Esses transportes só são realizados nos meses de outubro a abril, quando o nível do rio está elevado. Nos meses seguintes não há trafegabilidade”, destaca.

Transportes são realizados somente de outubro a abril (Foto: Cedida)
Transportes são realizados somente de outubro a abril (Foto: Cedida)

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) é responsável pela fiscalização das obras em cada município. O governo garante que até abril de 2016 as obras serão concluídas. A cidade de Santa Rosa do Purus também será beneficiada, aguardando somente o processo de licitação.

“Os benefícios de desenvolvimento que a população recebe superam os impactos causados pelas obras”, ressaltou Charlene. As obras de infraestrutura são essenciais para o desenvolvimento econômico e humano do Estado.

As ações são financiadas pelo Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (ProAcre), que já beneficiou mais de 700 mil pessoas até o fim de 2014.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter