Obras da ponte sobre o Rio Madeira avançam e mudam paisagem da região

A ponte terá uma extensão de 3.800 metros, sendo 1.084 de vão central (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ponte terá uma extensão de 3.800 metros, sendo 1.084 de vão central (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Quem faz o percurso da rodovia BR-364 entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) precisa obrigatoriamente utilizar um serviço de balsas para atravessar o Rio Madeira, um dos maiores da região amazônica.

Se antes o trajeto pelo rio já despertava a curiosidade dos viajantes, agora uma novidade atrai ainda mais os olhares: a construção da ponte sobre o Rio Madeira, cujas fundações continuam avançando. Ela está dentro do cronograma para ser entregue em abril de 2017.

As obras da ponte começaram em outubro de 2014, após ordem da presidente Dilma Rousseff e grande esforço do governo do Estado para a conquista de um sonho de toda a população acreana. O anúncio de sua construção foi feito pela própria presidente durante visita ao Acre em meio à cheia do Rio Madeira, que inundou trechos da BR-364 e manteve o estado isolado.

O canteiro de obras da ponte do Rio Madeira fica no distrito de Vista Alegre, no Abunã (RO). O projeto informa que ela terá uma extensão de 3.800 metros, sendo 1.084 de vão central.

Atualmente, os trabalhos da empresa responsável estão voltados para a realização das fundações e início da fase de superestrutura. Das 25 fundações da obra total, 18 já foram concluídas. Os investimentos chegam a quase R$ 130 milhões, oriundos do governo federal.

Cerca de 120 homens estão trabalhando atualmente nas obras em cinco frentes de serviço. Segundo os engenheiros, com base na cheia histórica do Rio Madeira, a ponte deve ter uma altura máxima de 25 metros da lâmina d’água até o assoalho.

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Robson Loure, ressalta o bom andamento das obras. “A obra da ponte está dentro do cronograma e seguindo muito bem. Recentemente, uma comitiva de políticos e engenheiros esteve presente no canteiro e gostou muito do que foi feito até então”, conta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter