O segredo do sucesso corporativo: priorizando o bem-estar dos colaboradores como estratégia principal

O ano de 2023 foi marcado por uma série de mudanças no mundo corporativo, como a pandemia de covid-19, a transformação digital e a crescente competição por talentos. Nesse contexto, um assunto ganhou destaque especial: o bem-estar dos colaboradores. Isso inclui sua saúde física e mental, bem como o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O aumento da importância da satisfação dos colaboradores é resultado de uma série de fatores, como a pandemia, que levou ao aumento do estresse e da ansiedade nas pessoas; a mudança no perfil dos trabalhadores, que estão cada vez mais exigentes em relação ao seu bem-estar; e a crescente competição por talentos, que exige que as empresas criem ambientes de trabalho mais atrativos e saudáveis.

O bem-estar dos colaboradores é importante para as empresas por uma série de motivos. Funcionários satisfeitos são mais produtivos, têm menos absenteísmo e turnover, e são mais propensos a recomendar a empresa para outras pessoas.

Além disso, empresas que investem no conforto dos colaboradores criam uma cultura positiva e saudável, o que é fundamental para atrair e reter talentos, podendo adotar uma série de medidas, tais como: promover programas de saúde física e mental, como ginástica laboral, palestras sobre saúde mental e terapia online; propor flexibilidade no trabalho, permitindo que os funcionários trabalhem de casa ou em horários flexíveis; valorizar o trabalho em equipe, criando um ambiente de trabalho colaborativo e positivo; oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, permitindo que os funcionários aprendam e cresçam; criar um ambiente de trabalho positivo e respeitoso, onde os funcionários se sintam valorizados e respeitados.

O bem-estar dos colaboradores é um tema que continuará a ganhar importância nos próximos anos. Esse assunto não é importante  apenas para as empresas, mas para os colaboradores também. Funcionários que se sentem bem consigo mesmos e no seu trabalho são mais propensos a ser felizes e realizados. Eles também são mais tendentes a ter uma boa saúde física e mental.

Portanto, o bem-estar dos colaboradores é uma temática que deve ser importante para todos. As empresas, os colaboradores e a sociedade como um todo podem se beneficiar desse investimento, estando, assim, mais bem preparados para enfrentar os desafios do futuro.

Cristiany Sales  é controladora interna da Agência de Negócios do Acre (Anac S.A.);  com formação em Pedagogia, possui pós-graduação em Auditoria Empresarial; Pedagogia Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas; Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos; e Planejamento e Gestão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter