Notícias do Acre adota nova linguagem e novo olhar

O novo layout da Notícias do Acre foi disponibilizado na manhã desta quinta-feira, 30 (Foto: Angela Peres/Secom)

Inspirado no buriti, fruto típico amazônico, nasce o novo layout da agência Notícias do Acre, em cor predominantemente laranja. A identidade visual foi lançada na manhã desta quinta-feira, 30, pela equipe da Secretaria de Estado de Comunicação do Acre (Secom).

A partir de um conceito diferenciado, o site proporciona um novo olhar ao leitor, buscando valorizar ainda mais as fotos, vídeos, artigos e matérias especiais, além dos textos diários produzidos pela equipe de jornalistas.

“Apostamos em uma mudança muito grande há pouco tempo com a nossa logomarca e com o conceito do site. Agora aprimoramos, apostando na leveza de uma tela limpa, de fácil visualização do material produzido. Tudo foi feito com muita dedicação profissional, pensando no público leitor”, diz a secretária de Comunicação, Andréa Zílio.

Os bastidores da construção

Na parte técnica, houve outras grandes mudanças. “Saímos da plataforma bootstrap, que usava o framework do Twitter, e fomos para o material designer do Google. Isso implica no modo como o site é apresentado para quem o acessa, facilitando na hora da exibição de imagens e textos, tanto no computador como no celular”, destaca o webdesigner Adaildo Neto.

Reforça, ainda, que o site, desde o seu início, é feito a partir de software livre: “Se utilizássemos uma plataforma particular, manter um site como o nosso nos traria um custo de R$ 500 mil por ano. Por isso, priorizamos o código livre, reduzindo despesas ao Estado”.

Na versão mobile, haverá plugins de compartilhamento direto para Whatsapp, Facebook, Twitter e e-mail (Foto: Angela Peres/Secom)

A interatividade com o internauta

A nova Notícias do Acre possibilitará interatividade maior entre o site, as rede sociais e o público. Serão trabalhados materiais específicos com linguagem voltada para cada plataforma. Além disso, será criada uma conta no Instagram (aplicativo voltado para fotos) e instalado plugins nas matérias para compartilhamento direto no Facebook, Twitter, Whatsapp e e-mail.

“Nossas redes sociais, com foco maior no Facebook, em que temos mais de 40 mil curtidas, já vêm sendo trabalhadas com vídeos, textos e cards específicos. O Giro de Notícias e entrevistas ao vivo também terão reformulações”, afirma o coordenador de redes, George Naylor Mesquita.

Já a agenda cultural será mais direcionada ao serviço de informações básicas do evento, e a busca de matérias antigas poderá ser feita a partir de um clique sobre o dia escolhido em um calendário no final da página.

Sua histórias, nossa identidade

A partir de agora, o site poderá ser acessado por dois endereços: noticias .ac. gov .br e agencia .ac .gov .br. Para este momento, serão retomados alguns materiais especiais feitos ao longo dos anos pela equipe da Notícias do Acre, além de trazer novas histórias aos leitores.

Ainda nesta quinta-feira, será contada a trajetória do agricultor Dima Ferreira, morador da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, na Colocação Canto dos Caboclos II. Com cem hectares de terra, o produtor vem transformando sua propriedade em um espaço altamente produtivo e sustentável. O texto é assinado pelo repórter Arison Jardim, e estará disponível às 10h, no site.

“Nosso foco ainda são as pessoas e suas histórias. O novo layout valorizará ainda mais o trabalho de textos, fotos e vídeos da nossa equipe”, ressalta a editora-chefe, Viviane Teixeira.

O antes e depois

Criada em 2007, na gestão do então governador Binho Marques, a agência Notícias do Acre foi pensada para ser um espaço de informações institucionais do governo do Estado. Atualmente, o portal tem mais de um milhão de acessos por ano.

Ao todo, foram quatro mudanças de layout, sendo a maior em 2015, na qual toda a plataforma foi substituída, incluindo cores, fontes e distribuição de matérias. Na mesma época, foi lançado o aplicativo para o celular, disponível para celulares com sistema Android e iOS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter