Buriti, aquele abraço! – artigo de Elson Martins

O portal Notícias do Acre, um dos pilares do Sistema de Comunicação do Estado do Acre vai estar de cara nova em março. O veículo ganha agora layout com uma plataforma batizada de Buriti, um fruto amazônico de múltiplas propriedades. Encontramos, na diversidade das suas formas, a inspiração da cor laranja, que condensa o brilho e a alegria do amarelo com a energia e ousadia do vermelho, para compor a vida com emoção. A cor da atividade criativa, da vitalidade e do equilíbrio entre generosidade, entusiasmo e bom humor.

De palmeira alta que produz cachos enormes, o fruto é repleto de propriedades como vitaminas, proteínas, cálcio e ferro. Seu peculiar sabor gera bons sucos, doces, sorvetes, licores e bolos. Rico em caroteno, é antioxidante e anticancerígeno, bem como cicatrizante.

Do seu óleo se faz sabão e hidratante. Já a sua palha é usada na fabricação de peças de capim-dourado, de belíssimo efeito visual; e seu talo e fibras também são matérias-primas de artesanato.

O buriti é de grande importância na manutenção de olhos d’água. Em locais em que as nascentes estão secando, recomenda-se o plantio de buritis – além de ingazeiros e sangras-d’água –, entre outras árvores, para recuperá-los.

Não bastasse, quando a árvore morre, o que apodrece em seu âmago torna-se excepcional adubo. Ou seja: nada se perde nessa espécie vegetal que simboliza com fidelidade a vida sustentável, produtiva e de cultura efervescente dos povos da floresta.

E, para fazer referência às incrustações geométricas da casca do buriti, a equipe de design do Notícias do Acre comparou-o ao origami, arte tradicional da cultura japonesa que consiste em fazer dobraduras em pedaços de papel, sem cortes nem colas, estilizando objetos e seres. Essa influência se observa sobretudo na logomarca do site.

Assim, inspirado na profusão de aplicações e simbologias do buritizeiro, o Notícias do Acre pretende ser um portal de impulsos eletrônicos capaz de espalhar pelo planeta histórias do povo da floresta, com identidade amazônica, levando uma mensagem de paz, natureza, verdade, ciência e amor, além de um universal e afetuoso abraço.

Elson Martins é jornalista