Nota Pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), diante da Operação “Ouro Negro”, desencadeada pela Polícia Civil para desarticular esquema de desvio de combustível no âmbito deste órgão, vem a público esclarecer que:

1. Conforme exposto pela Polícia Civil do Acre, após meses de investigação, a instituição comprovou a existência de um esquema que desviava combustível do Iapen, o qual era revendido a empresários a aproximadamente R$ 1,50 mais barato que nos postos de abastecimento. A operação culminou na prisão de um funcionário do Iapen que era responsável pelo controle do combustível;

2. Diante dos fatos, é importante destacar que o Iapen acompanhou e prestou o apoio necessário durante a operação, bem como se mantém à disposição da Polícia Civil para o auxílio na disponibilidade de documentos e devidos esclarecimentos.

3. Quanto às informações de que policiais penais estariam envolvidos no esquema, o Iapen deixa claro que tais informações não condizem com a apuração feita pela Polícia Civil até o momento. Destaque-se que a pessoa presa não faz parte do quadro efetivo da instituição e apenas exercia cargo em comissão no órgão desde o ano 2018.

4. Por fim, o Iapen destaca que o crime cometido pelo funcionário em questão não pode ser usado para manchar a honra dos servidores da instituição, sejam eles do quadro técnico, administrativo ou operacional. Destaca, também, que sempre combaterá qualquer ato de corrupção, tendo como objetivo manter a ética e o bom andamento do serviço público.

 

Rio Branco – Acre, 8 de novembro de 2021

Glauber Feitoza
Presidente do Iapen, em exercício

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter