Novembro Azul

Ação educativa alerta sobre importância de prevenção ao câncer de próstata e diabetes

O governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e da Rede Estadual de Humanização, realizou nesta segunda-feira, 8, na sede administrativa do Depasa, em Rio Branco, nova ação educativa com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de prevenir o câncer de próstata e diabetes.

Coordenada pela Divisão do Serviço Social do Depasa, a atividade marcou o início da campanha Novembro Azul no âmbito autarquia. Como forma de incentivar o engajamento dos servidores, a ação distribuiu laços azuis, símbolos oficiais da campanha, e informou sobre formas de prevenção e tratamento.

Ação educativa alerta sobre importância do cuidado com a saúde do homem. Foto: Assessoria Depasa

“O mês de novembro também é dedicado ao combate ao diabetes, uma doença que atinge a maioria dos homens, principalmente a partir dos 50 anos de idade. Então existe a necessidade de, além da prevenção ao câncer de próstata, a gente pode passar essa informação, para que todos posam consultar o médico, realizar testes de glicemia e avaliar a predisposição, já que muitas vezes as pessoas têm uma dessas doenças e nem sabem”, alertou a coordenadora da Divisão do Serviço Social do Depasa, Terezinha Pereira.

Aos 58 anos de idade, José Vieira Torres reafirmou  a importância dos exames periódicos. “Gosto de estar com a saúde em dia. Este ano, antes mesmo do início da campanha, ainda no mês de outubro, em viagem, aproveitei para fazer todos meus exames”, afirmou.

Voltada ao público masculino, no Depasa,  a campanha Novembro Azul também conta com a adesão das trabalhadoras da autarquia. Para Vivian Vasconcelos, as mulheres podem e devem colaborar com a campanha. “Vale ressaltar o alerta a todas que tem seus pais, tios, avós vivos, para que possam levar essas informações de forma simples, didática e auxiliem também para que eles vençam esse tabu e procurem fazer seus exames”, enfatizou.

A programação continua durante todo o mês de novembro, com palestras e divulgação da campanha nas unidades do Depasa na capital e interior do estado. “Contando com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, na capital estaremos realizando ações presenciais, com aferição de pressão, testes rápidos, campanhas de vacinação  contra a gripe e covid-19, para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de receber os imunizantes”, lembrou Terezinha.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, destacou que o bem-estar e a saúde dos servidores está entre as prioridades da gestão Gladson Cameli. “Ações como essa só refletem o cuidado e o respeito a esses trabalhadores que dedicam a vida a os ajudar a levar os serviços de água e esgotamento sanitário aos usuários do Depasa.

AsFotot