No programa “Fale com o Governador”, desta segunda-feira, 21, o entrevistado pelo radialista Jairo Carioca foi o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Ítalo Medeiros. Ele falou sobre o direcionamento do recurso de R$ 94 milhões, fruto de emendas parlamentares, destinado à recuperação de ramais em 2017 e que estava prestes a se perder pela falta de projetos.
De acordo com o diretor, a nova gestão do Deracre, logo que assumiu a pasta, precisou se unir com secretarias e correr contra o tempo para evitar a devolução do dinheiro. A prioridade foi evitar a perda do recurso e, com isso, foi necessária a elaboração de um projeto que beneficiasse ramais prioritários.
“Nós nos reunimos, na última sexta-feira, com os gestores de cada município, na presença do governador Gladson Cameli, e explicamos o que precisamos fazer para salvar o recurso. O projeto, que comumente leva sete meses para elaborar, nós fizemos em apenas um e, com isso, alguns debates não puderam acontecer”, explicou Medeiros.
Como esse primeiro pacote de obras para ramais, cuja licitação está em curso, fruto de emenda de 2017, e contempla seis municípios, o governo já decidiu que os municípios não contemplados nessa fase serão priorizados em outras fontes e programas estaduais.
“Os municípios que não serão alcançados com o recurso de 94 milhões serão, automaticamente, inseridos nos programas estaduais como o Ramais do Acre e na distribuição dos equipamentos que estamos licitando; são 50 milhões que estamos investindo. Agora estamos na expectativa de, com a licitação dos ramais, termos também uma economia e essa economia em torno de 10 a 15 por cento será investida na recuperação de outros ramais. Tenho certeza que chegaremos a todos e todos serão beneficiados”, ressaltou.