Saúde Itinerante

Acesso às especialidades em saúde é garantido nos itinerantes

Saúde Itinerante levou equipe na última sexta-feira, 18, para Vila Campinas ofertando especialidades não disponíveis no município

No dia do médico, a equipe do Programa Saúde Itinerante não parou para comemorações. A forma desses profissionais demostrarem a profissão a que se dedicam foi em campo, atendendo pacientes com pouco acesso à saúde. Assim foi o trabalho dos médicos e da equipe do Programa Saúde Itinerante na Vila Campinas, na última sexta-feira ,18, quando realizaram 1020 atendimentos na  Escola Estadual São Luiz Gonzaga.

A dificuldade de deslocamento para a capital Rio Branco, em busca de atendimento especializado é um dos motivos pelos quais os itinerantes são de fundamental importância para essas comunidades.

Roseli Maria Fernandes, 32, foi atendida na especialidade de ginecologia. “É a primeira vez que estou realizando uma consulta ginecológica no município, aqui não temos ginecologista, então quando precisamos do atendimento temos que ir até Rio Branco, quando fiquei sabendo pela agente de saúde, já vim fazer a consulta e exames disponíveis”, conta Roseli.

Mais de mil atendimentos foram oferecidos na localidade Foto: Odair Leal/Sesacre

Catarina Damasceno, 22 anos, trouxe seus três filhos para consulta pediátrica. “O atendimento está sendo ótimo, fiquei sabendo pelo agente comunitário de saúde que teria os médicos aqui, como meus filhos estão muito gripados, trouxe eles para consulta, pois aqui não tem pediatra, somente clínico-geral”, explica Catarina.

“O atendimento aqui na Vila Campinas foi de fundamental importância na parte da pediatria, pois eles têm essa deficiência desse profissional, a população aqui não tem pediatra, e a gente pegou muitos casos básicos, mas que precisam de um pediatra. Crianças sem consultas de puericultura e que necessitavam da subespecialidade, encaminhamentos para otorrino, ortopedia, então essa ação para pediatria foi uma das mais importantes, pois vimos os anseios dos pais”, explica a pediatra Jamile Bestene.

Além disso, ela conta que: “Muitas crianças nunca tinham consultado com o pediatra, não bebês, mas, crianças com mais de um ano, que veio porque nunca conseguiu consulta com pediatra, inclusive pegamos carteira de vacinas que não tinha uma anotação de crescimento e desenvolvimento. Na pediatria fizemos alguns encaminhamentos para a Fundhacre, na subespecialidade e alinhamos com o serviço social para que esses pacientes tenham uma atenção para que cheguem à ortopedia pediátrica”, acrescenta a pediatra.

Total de Atendimentos

Na maioria crianças e idosos chegaram cedo ao local de atendimento, em que foram realizadas consultas médicas, sendo 111 de Clínico Geral, 30 retornos, 28 otorrinolaringologia, 20 psiquiatria, 78 pediatria sendo 10 retornos, 46 ginecologia, sendo 8 retornos, 14 gastroenterologia, totalizando 345 consultas.

Foram realizados 71 ultrassonografia, 14 endoscopia digestiva alta, 31 preventivo do Câncer do Colo Uterino (PCCU). Já os exames Laboratoriais foram 122, e também foram realizados 28 testes rápidos para HIV, Sífilis, HBSAg e HCV. Além destes foram 27 atendimentos do Serviço Social, 110 atendimentos de enfermagem, 115 dispensações de medicamentos.

A ação teve como parceiros a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Plácido de Castro e o Exército Brasileiro- 3° Pelotão Especial de Fronteira.